Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Valorização é a chave para o sucesso e a felicidade

O poder judiciário abriu as portas...

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA
EDITAL Nº 31/2011 – DRH – SELAP – RECSEL
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO - TJ RS - EDITAL 31/2011 - GUARDA DE SEGURANÇA - FAURGS
ATIVIDADE
DATAS
Disponibilização de Edital de Abertura do Concurso Público
23/09/2011
Período de inscrições (exclusivamente via internet), nos sites www.tjrs.jus.br e/ou www.faurgsconcursos.ufrgs.br
28/09 a 17/10/2011
  Último dia para pagamento de Taxa de Inscrição
18/10/2011
  Disponibilização de Edital de Homologação Preliminar de Inscrições
01/11/2011
Prazo para recurso contra a não-homologação preliminar de inscrições (dirigido à Comissão do Concurso)
04 a 08/11/2011
Prazo para recurso contra a decisão da Comissão do Concurso referente à não-homologação preliminar de inscrições (dirigido ao Conselho de Recursos Administrativos - CORAD)
A definir
Disponibilização de Edital de Convocação à Prova Escrita Objetiva
09/11/2011

Aplicação de Prova Escrita Objetiva

20/11/2011

Divulgação de Gabarito Preliminar da Prova Escrita Objetiva

21/11/2011
Disponibilização de Edital de Resultado Preliminar da Prova Escrita Objetiva
12/12/2011
Prazo para recurso contra questões da Prova Escrita Objetiva (dirigido à Comissão do Concurso)
14 a 19/12/2011
Prazo para recurso contra questões da Prova Escrita Objetiva (dirigido ao Conselho de Recursos Administrativos – CORAD)
A definir
Disponibilização de Edital de Convocação para a Prova Prática
Abril de 2012, sujeita à confirmação
Disponibilização de Resultado da Prova Prática
A definir
Prazo para recurso contra Prova Prática (dirigido à Comissão do Concurso)
A definir
Prazo para recurso contra a Prova Prática (dirigido ao Conselho de Recursos Administrativos – CORAD)
A definir
Disponibilização de Edital de Convocação para o Estágio Preparatório
A definir
Disponibilização de Edital de Classificação Preliminar, com casos de empate, se houver
A definir
Sorteio Público para desempate em classificação (se houver)
A definir
Disponibilização de Edital de Classificação Final
A definir
 

domingo, 25 de setembro de 2011

Proposta de delegados pedindo equiparação salarial com procuradores chega nesta segunda ao Piratini

Categoria pode paralisar atividades e entregar cargos de diretoria caso o Executivo rejeite o pleito

Os delegados da Polícia Civil gaúcha entregam, nesta segunda-feira, ao governador Tarso Genro um ofício comunicando que não abrem mão do realinhamento salarial com os procuradores do Estado. A informação é do diretor da Associação dos Delegados de Polícia (Asdep), Cléber dos Santos Lima. O entendimento foi construído na assembleia da categoria, realizada nesse sábado, na Capital. O grupo propôs paralisar atividades se receber uma negativa do Piratini. A greve, no entanto, depende de outra assembleia da categoria, a ser marcada após a resposta do Executivo.

O salário inicial de um delegado em início de carreira é de aproximadamente de R$ 7 mil. Já o de um procurador do Estado, de cerca de R$ 15 mil. O Rio Grande do Sul soma 943 delegados, 561 deles estão na ativa e 382 aposentados. A Asdep sustenta que existe entendimento favorável no Supremo Tribunal Federal (STF) garantindo o direito aos policiais de ganharem o mesmo que os procuradores.


Ontem o presidente da Asdep, delegado Wilson Müller, disse que além da greve, outras medidas estão sendo debatidas, como a demissão em massa de diretores de departamentos da polícia. O secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, afirmou na semana passada estar esperando as reivindicações dos policiais para negociar. “Primeiro vamos concluir esta etapa da negociação e depois nós vamos nos manifestar sobre a equiparação com os procuradores”, comentou.


Fonte: Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Seguem as buscas...

Familiares e amigos buscam PM desaparecida por conta própria

Brigada Militar afirma que ainda não surgiram indícios concretos sobre o paradeiro

Leandro Becker | leandro.becker@zerohora.com.br
Angustiados diante da falta de vestígios após quase uma semana do sumiço da soldado Luane Chaves Lemes, 23 anos, familiares e amigos fazem buscas por conta própria em Passo Fundo, no norte do Estado. Eles percorrem desde o bairro onde a soldado mora até locais ermos no interior. Qualquer boato ou comentário que possa fazer sentido é apurado imediatamente. Apesar do esforço, o mistério permanece.

— Não paramos um minuto de procurar por ela, mas não surge nada de concreto — afirma o irmão Luciano Chaves Lemes, 25 anos, que é PM em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos.

Desde o sumiço de Luane, a movimentação é grande na casa da família, no bairro São Cristóvão. Quem passa pela região não deixa de perguntar se há alguma novidade sobre o caso para, em seguida, lamentar a inexistência de vestígios sobre o paradeiro da policial.

No sábado à tarde, amigos e familiares refizeram o trajeto percorrido por Luane no dia do sumiço em busca de câmeras de vigilância que pudessem ter flagrado os movimentos da soldado. O último vídeo, registrado por uma lotérica às 9h16min de segunda-feira, mostra a policial saindo de um minimercado em direção à Rua Duque de Caxias.

Câmeras de vigilância de uma residência localizada na rua onde ela passou, a cerca de duas quadras da lotérica, poderiam ajudar a desvendar o mistério, mas não há mais a gravação porque o sistema tem armazenamento limitado e já se passou quase uma semana do sumiço.

A Brigada Militar confirma estar recebendo várias informações sobre o paradeiro da jovem por meio do telefone 190. Apesar das constantes averiguações, ainda não surgiu nenhum indício concreto sobre o paradeiro de Luane. Além do patrulhamento de rotina, uma equipe de inteligência atua em parceria com a Polícia Civil.

— Recebemos muita informação, mas nada se confirma. Estamos quase de mãos atadas, no aguardo de provas mais objetivas das perícias — afirma o capitão Marcos de Lima Santos Vieira, chefe de inteligência da BM em Passo Fundo.

O rastreamento do celular levado pela soldado é uma das principais esperanças. Autorizada pela Justiça, a interceptação do último sinal telefônico registrado pode revelar a localização da jovem. Os dados devem ser repassados pela operadora à polícia nos próximos dias.

Outra novidade pode surgir a partir da quebra dos sigilos bancário e telefônico da policial. As informações serão usadas pela investigação para verificar o histórico de ligações e mensagens de texto, bem como possíveis saques de dinheiro desde o sumiço. O notebook de Luane também será analisado pela perícia.

ZERO HORA

sábado, 24 de setembro de 2011

Soldado da Brigada Militar desaparece em Passo Fundo, no Norte do RS

 

Luane Chaves Lemes, de 23 anos

 

A soldado do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Brigada Militar (BM) de Passo Fundo Luane Chaves Lemes, de 23 anos, está desaparecida desde a manhã dessa segunda-feira. O sumiço foi registrado na manhã desta terça-feira pelo pai dela, o sargento Paulo Luciano Ferreira Lemes. Segundo ele, a filha saiu de casa, no bairro São Cristóvão, por volta das 9h. Ela estava à paisana, mas levou a arma da corporação e vestia um moletom vermelho.

Lemes foi informado por populares que ela teria sido vista por volta das 10h na avenida Presidente Vargas, esquina com a rua Duque de Caxias, distante cinco quadras do quartel do 3º RPMon da Brigada Militar. Na tarde de terça-feira, Lemes viajou para Soledade, onde a filha teria desembarcado na Estação Rodoviária, mas, até agora, não conseguiu localizá-la.

Luane é descrita como uma pessoa muito apegada à família e que não costuma se ausentar de casa sem avisar os pais. Desta vez, ela saiu e não deu informações, inclusive deixando o telefone celular em casa. Segundo familiares, ela estaria enfrentando problemas com um ex-namorado, mas não se sabe se o desaparecimento tem alguma relação com isso. Ela está na BM há cinco anos. O caso é investigado pela 1ª Delegacia de Policia de Passo Fundo, no Norte do Estado.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

23,5

Governo protocola, nesta sexta-feira, PL de reajuste para a Brigada Militar

O Governo do Estado protocola na Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (23), em caráter de urgência, o Projeto de Lei para o reajuste da Brigada Militar. Nesta quinta-feira (22), os secretários da Casa Civil, Carlos Pestana, e da Segurança Pública, Airton Michels, e o Comandante Geral da Brigada Militar, Cel. Sérgio Abreu, reuniram-se novamente com a direção da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM).

O presidente da entidade, Aparício Costa Santellano, disse que a categoria rejeitou, em assembleia geral, a proposta de reajuste apresentada pelo Governo. "Foi aprovada por unanimidade a rejeição da proposta. Só aceitaríamos se a proposta fosse linear, ou seja, índice igual para todos os servidores de nível médio. Assim, não sendo, preferimos não receber nada", disse.

Durante a tarde, o Governo esteve reunido com a direção da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf). No encontro, os representantes sindicais comunicaram que a proposta de reajuste de 23,5% aos soldados da BM foi aprovada pela maioria das assembleias regionalizadas que aconteceram no Estado na última semana.

O Executivo propôs um reajuste sobre o vencimento básico da categoria, dividido em duas etapas - out/2011 e abr/2012. No caso dos soldados, por exemplo, o reajuste acumulado será de 23,5%, e no caso dos Sargentos, de 18,5%. Para os 1ºs Tenentes, o reajuste será de 10,5%. As funções intermediárias receberão reajustes proporcionais entre esses índices.

Carlos Pestana disse que a proposta está no limite da capacidade financeira do Estado e que não há condições de conceder reajuste linear para todos: "Não é possível, em 2011, avançar na proposta. Estamos abertos à discussão salarial para os próximos anos. Vamos protocolar o Projeto de Lei na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira", informou.

Texto: Letícia Coiro de Vargas
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cada um tem o representante que merece.

EM REUNIÃO NO DIA 22 DE SETEMBRO
O GOVERNO DO ESTADO ESTABELECEU O QUE SEGUE:

NÃO HAVERÁ QUALQUER AUMENTO DE PERCENTUAIS NA OFERTA SALARIAL, OU SEJA, É AULTIMA E DEFINITIVA PROPOSTA,
- QUE EM CASO DENÃO ACEITAÇÃO OS BRIGADIANOS PODEM FICAR SEM NADA, OU SEJA,É PEGAR OU LARGAR,
 - QUE AS NEGOCIAÇÕES SOBRE OS ÍNDICES DA MATRIZ SALARIAL DE 2012 CONTINUAM EM ABERTO.   
PEDIDOS DA ABAMF NA REUNIÃO: 
- DE QUE NÃO HAVERÁ NEGOCIAÇÃO SALARIAL COM QUALQUER QUADRO DA BM EM SEPARADO, SEJA DE NÍVEL SUPERIOR OU MÉDIO,
- COMPROMISSO DE NEGOCIAÇÃO NOS ÍNDICES DA MATRIZ SALARIAL PARA MARÇO DE 2012 COM NOVO FATORES DE RECOMPOSIÇÃO  AOS SARGENTOS E TENENTES DA BM,
- QUE A MATRIZ SALARIAL SEJA CONCEDIDA DE MANEIRA ACUMULATIVA EM TERMOS DE PERCENTUAIS  AOS ÍNDICES DA ATUAL PROPOSTA,
QUE ALÉM DA 2800 VAGAS JÁ ASSEGURADAS PELO GOVERNO PARA PROMOÇÃO SERÃO DEBATIDOS O AUMENTO DO NUMERO DE VAGAS A  GRADUAÇÃO DE 3º SARGENTO ,
CALENDÁRIO DO CTSP E SEU AUMENTO NO NUMERO DE VAGAS E MUDANÇAS NO CRITÉRIO DE MERECIMENTO E ANTIGUIDADE.

A ABAMF RESPEITANDO A DECISÃO DAS ASSEMBLEIAS REGIONAIS QUE APROVARAM A PROPOSTA EMERGENCIAL DO GOVERNO, COM AREAL POSSIBILIDADE DE NÃO TER UM CENTAVO DE AUMENTO NO BOLSO NESTE E NO PRÓXIMO ANO,  TENDO COMO POSSIVEL QUE NA MATRIZ SALARIAL DEMARÇO DE 2012 A RECOMPOSIÇÃO AOS SARGENTOS E TENENTES DA BM SEJA MAIOR A FIM DE COMPENSAR A DIFERENÇA ESTABELECIDA NA ATUAL PROPOSTA DO GOVERNO, RESOLVE ACEITAR A MESMA.

 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ainda há praças que acreditam que a Brigada Militar é uma só...

CARTA ABERTA AO GOVERNADOR
A Associação dos Oficiais da Brigada Militar quer se manifestar em relação aos últimos acontecimentos de terrorismo que constam gestados por brigadianos. Os bacharéis oficiais de Nível Superior da Brigada Militar, do Capitão ao Coronel, à unanimidade, repudiam atos terroristas.
 
De outra banda, nunca na história estivemos tão mobilizados em torno da indignação quanto à forma de tratamento discriminatório com relação às demais carreiras que exigem os mesmos pré-requisitos dos nossos oficiais. Há, como disse, no seio de toda a oficialidade da ativa e da reserva uma “revolta” quanto a contrapartida que recebemos em função da nossa inequívoca utilidade para a SEGURANÇA DOS GAÚCHOS e GOVERNABILIDADE DO ESTADO.
 Estamos mais do que nunca conscientes da força que têm os oficiais da Brigada enquanto categoria. Somos legalistas, disciplinados e ordeiros, não confundamos com conformistas e cordeiros.
Não participamos de nenhum movimento para desprestigiamento do Governador, muito menos para atacá-lo. Nosso movimento é de DESPERTA GOVERNADOR, ACORDA GOVERNADOR. Os oficiais são seus aliados, como sempre foram de todos os governadores, tanto na Legalidade de 1961, como em outros movimentos. Trate o cérebro da instituição com dignidade e manterá intocada a nossa lealdade. 
Não permita que vieses político-partidários venham a atacar nossos pilares básicos de hierarquia e disciplina, e mais, que tratamento desigual faça nos deprimir, com consequências indelevelmente maléficas a segurança do povo do Rio Grande.

SOMENTE QUEM ESTÁ DENTRO DO BARRIL É QUEM SABE A ALTURA DA ÁGUA
 José Carlos Riccardi Guimarães - TCRR
                      Presidente

Fonte: http://www.estado.rs.gov.br/

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sargentos e tenentes rejeitam proposta de reajuste oferecida pelo Estado

Grupo quer mesmo índice a todos os praças ou nada, garante presidente da Asstbm

A Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (Asstbm) divulga às 10h desta quarta-feira o resultado das 13 assembleias que estão sendo realizadas no interior e na Capital para avaliar a proposta de reajuste oferecida pelo governo do Estado. O presidente da representação, Aparício Santellano, não quis adiantar o placar parcial, mas garantiu que a rejeição vence em função de haver aumentos diferenciados. Ele explicou que os praças querem o índice oferecido aos soldados, 23,5%, valendo para todos. O Estado propôs 18% aos sargentos e 11% aos tenentes. A associação tem 13 regionais no Rio Grande do Sul.

Segundo Santellano, há uma definição por buscar o reajuste de mesmo índice a todos e rejeitar qualquer outra proposta. Até ontem, a Associação de Cabos e Soldados tinha seis regionais, do interior, aprovando a proposta do governo e uma, da capital, rejeitando. A organização também se divide em 13 unidades.

O secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, já descartou reajuste linear de 23,5%. Um encontro entre representantes das duas associações com o Piratini vai ocorrer na tarde de amanhã, segundo Santellano.

Fonte: Samuel Vettori / Rádio Guaíba

BM aumenta pressão contra o governo

BM aumenta pressão contra o governo

Insatisfeitos com a proposta apresentada pelo governo do Estado para a reposição salarial, os servidores da Brigada Militar devem ampliar a pressão contra o Executivo. Uma assembleia realizada pela Associação Beneficente Antônio Mendes Filho dos Servidores de Nível Médio da BM (Abamf/BM) discutiu o assunto e decidiu que só aceitará a proposta caso ela seja linear – ou seja, igual para todos, o que inclui de soldados até tenentes. No entanto, ainda estão sendo realizadas assembleias em algumas regiões para que haja uma posição única da categoria, evitando assim rupturas.
A Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM) também realizou ontem diversas reuniões no Interior. A avaliação final sairá nesta quarta-feira, em uma assembleia geral que ocorrerá em Porto Alegre. Conforme o presidente da ASSTBM, a principal reivindicação é “contra a manobra” do governo em querer dividir a categoria, promovendo reajustes diferenciados.
A última proposta apresentada pelo Estado prevê a substituição da concessão de abono por reajuste, no valor de R$ 91,00 sobre o vencimento básico da categoria, dividido em duas etapas – em outubro de 2011 e abril de 2012. No caso do soldado, o reajuste acumulado será de 23,5%, e no caso do 1 tenente, de 10,5%. As funções intermediárias receberão aumentos proporcionais entre esses dois índices.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

É assim que a ABAMF explica o salário do PM à sociedade







- O soldo básico dos soldados da Brigada Militar é de R$ 1.246 mensais. A maioria ganha cerca de R$ 1,8 mil, se contadas as horas extras.
- Descontentes com os salários, policiais iniciaram uma série de protestos com queima de pneus em rodovias gaúchas no início de agosto.
- Para tentar pacificar os policiais insatisfeitos, o governo do Estado propôs, no dia 12, um abono de R$ 300, ampliando o vencimento básico de R$ 1.246 para R$ 1.546 para ativos e inativos. O valor representaria um reajuste de cerca de 25% para os soldados, pago em duas parcelas (R$ 140 em outubro deste ano e R$ 160 em abril de 2012).
- Sob dúvidas de que o valor seria incorporado ao salário, o abono foi rejeitado.
- Na quinta-feira, o governo ofereceu o reajuste sobre o vencimento básico da categoria, dividido em duas etapas: outubro de 2011 e abril de 2012. Para soldados, o reajuste acumulado será de 23,5%, no caso de sargentos, será de 18,15% e para tenentes, de 10,5%. As funções intermediárias receberão reajustes proporcionais entre esses dois índices.

 Fonte: http://abamf.com.br/abamf/archives/4327

1ª  pergunta) Que maioria ganha os R$1,8mil??? O pessoal com 20 anos de instituição?  Ou a maioria dos associados da ABAMF? De que lugar eles tiraram esses valores?

2ª pergunta) Os descontentes são policiais que não estão na ABAMF? É isso que diz o texto...   

3ª pergunta)   Quantas horas extras teríamos que fazer para chegar a tal valor???

Governo oferece R$ 91 de reajuste no salário básico dos inspetores de Polícia

Presidente da Ugeirm-Sindicato entende que a proposta ainda pode ser melhorada

O Palácio Piratini ofereceu R$ 91 de aumento para ser incorporado aos vencimentos de inspetores de polícia da primeira à quarta classe. O salário inicial de um servidor da Polícia Civil é de R$ 666, podendo chegar, perto da aposentadoria, a uma média de R$ 3,8 mil. A proposta é de que o valor seja pago em duas parcelas, em outubro deste ano e em abril de 2012.  

O presidente da Ugeirm-Sindicato, Isaac Ortiz, entende que a proposta ainda pode ser melhorada. Para os comissários, o governo assegurou um reajuste equivalente ao percentual oferecido para um capitão da Brigada Militar. Para manter a igualdade nas negociações, os servidores da Polícia Civil solicitaram audiências em conjunto com a Brigada Militar.


O secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, descartou a possibilidade, já que, no entendimento do Palácio Piratini, cada corporação trabalha com exigências diferentes. Pestana descartou melhorias, tendo em vista que o Estado está próximo do limite imposto pela realidade financeira, diante da projeção de um impacto financeiro de quase R$ 310 milhões com os índices já apresentados à Brigada Militar e à Polícia Civil.


O acréscimo de R$ 91 ao salário também foi oferecido aos agentes penitenciários. A categoria exige que o governo defina a data de entrada em vigor da aposentadoria especial para os servidores da Susepe. A paralisação, nos dias 28 e 29, anunciada pela Policia Civil para pressionar o governo, está mantida.


 

Fonte: Voltaire Porto/Rádio Guaíba

Abraço amigo?

Não poderíamos deixar de registrar este momento fraternal entre o representante da ABAMF Leonel Lucas e o chefe da Casa Cívil Sr Carlos Pestana. Dia 16/09/2011.

Clima de já esta decidido!
 

Momento para paciência?

Em 2012, as áreas da Saúde, Educação e Segurança serão fortalecidas no Rio Grande do Sul. A ampliação de verbas para os três setores - considerados prioridades pelos gaúchos nos debates participativos e nas pesquisas de opinião - soma R$1,7 bilhão, entre custeio, folha de pagamento e investimentos. 
Esse orçamento é referente ao governo constituído após as eleições, ou seja, o governo do sr. governador Tarso Genro trabalhou até então com verbas do governo anterior. Em entrevista a TV Piratini, o senhor secretário da fazenda, Odir Tonollier, garantiu que em 2012 as pastas da segurança, saúde e educação serão priorizadas. Isso quer dizer que haverá verba para salários, equipamentos e contratação de pessoal. 
A partir dessas palavras o blog quer saber:
 Responda a enquete:
Tu estás disposto a aguardar essa atitude prometida pelo governo?
Sim
Não

     

domingo, 18 de setembro de 2011

Frente Parlamentar da Segurança Pública realizará audiências regionais

Instalação será feita na próxima semana

A Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública será instalada na próxima semana na Assembleia Legislativa. A necessidade de apurar a fundo a falta de policiais civis, militares e agentes da Susepe, falta de estrutura, salários baixos e apontar caminhos para a qualificação do setor já foi ratificada por 48 dos 55 deputados.

De acordo com o proponente da Frente, deputado Gilberto Capoani (PMDB), já foram solicitadas audiências públicas em Erechim e Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. “A frente parlamentar não é contra o governo, mas sim suprapartidária”, disse.

O parlamento gaúcho também busca se aproximar das discussões a respeito das exigências salariais feitas por várias categorias da Segurança Pública e encontrar alternativas aos protestos de supostos policiais com a queima de pneus e ameaças de bombas que vêm ocorrendo no Estado.
 
 

Um apanhado das declarações dos colegas brigadianos

Comentários que refletem o momento. Estamos insatisfeitos, é esse o resumo de todos eles. São desabafos de quem está ai não há cinco, 10 anos, mas quem já viveu muito dentro da instituição e passou por muitas mudanças, muitos governos e pode falar por experiência, de cadeira, como falam os antigos. Colegas que deram 1/3 de suas vidas em serviço à Brigada Militar. Pessoas que acreditaram mais uma vez em um governo de mudança, que prometeu respeito ao servidor público. Esse governo que, ao invés de propor uma mudança significativa, faz retórica. Troca os nomes e os números e tenta assim, enganar o povo. Faz propaganda com cara de gente feliz, e nos bastidores os seus servidores estão humilhados, fazem bico, deixam de pagar as contas, tem vergonha do contra-cheque, tem vergonha de dizerem o que são muitas vezes. Mudar? O que de profissão? Quem sabe! Para um gúri que chegou agora é muito mais fácil, mas e para o veterano? Incorporado no sangue o gosto da farda. Já passou para os seus, os ensinamentos e a esperança de um futuro diferente dentro da instituição ao qual ele deixou a sua juventude e sempre fora tratado como servo e não um servidor. Chega tchê! Aproveitemos este momento único na história do farrapo brigadiano e vamos à luta! Melhores salários, mais dignidade, mais respeito, é isso que essa gente quer. Já passou a hora!!!           

Abaixo alguns desabafos.
fonte abamf

Caros amigos, antes desta proposta eu, mesmo com 20 anos, de serviço não tinha esperanças de ser promovido a 3ª sargento, hoje com esta proposta, continuo sem esperanças, ora vejamos 2800 promoções até 2014 a principio parece ser bom, mas eu por exemplo, praça de Set 1991 sou o 3.347 na classificação de antiguidade do estado, ou seja até 2014 não vou ser promovido e depois disto só DEUS sabe, o que deve ser acordado além de um salário digno, é um plano de carreira decente, pois o que esta ai é uma piada, não nos é dado perspectiva de crescimento profissional, o CTSP é um curso que empobrece o servidor, tu tens que ter um bom dinheiro guardado, se não tu te afunda em dividas no decorrer do curso, estamos no caminho, mas queremos mais, mais valorização e mais perspectivas de crescimento profissional!!

Tanto o CTSP, CBA, CBFPM, são curso que empobressem o servidor que é OBRIGADO a deslocar para uma cidade MVP, se manter, não ter horário e tão pouco carga horária respeitada, chegando a estudar 17 horas e ter que fazer POLOST de 4 horas, sendo um ESCRAVO, repito, O ALUNO É UM ESCRAVO!!!!!!
Quem diz que a Lei Áurea foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil, em 1888. ESTÁ ENGANADO!!!! ALUNO É ESCRAVO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO, PASSA FOME, PASSA FRIO, SEDE, ASSÉDIO MORAL.
Vale lembrar o Art 5 da CF…..

Plano de Carreira,que vamos afirmar não FUNCIONA.sou praça de 89…sou SOLDADO,700 Promoções agora não vai resolver……se ta ruim para a PM imagina BOMBEIRO MILITAR.Meus colegas não mudou nada com essa proposta,vamos lutar ate o fim,pelo amor de DEUS…25%,VERTICALIDADE,PROMOÇÃO NO MINIMO 200 à 300 para os BOMBEIROS,Já…………………….2011.

Onde trabalho é unânime, ninguém é a favor da proposta do governo do jeito que foi apresentada, as “Assembléias” mostrarão isso, o aumento é pra já e pra todos, quando é pra “Elite” é pra JÁ, estamos cansados de sermos tratados que nem cavalo de carroça.
 
Repito:
Essa história é antiga e repetitiva…. sempre escutamos na BM que o salário vai melhorar…. A HORA É AGORA!!!!!!! Vamos negar: 25% JÁ!!!!!!! PARA TODOS, TANTO SD’s, SGT’s E TEN’s
“ALÉM DE CARTEIRO O PM TÁ VIRANDO MENDIGO”.
ESMOLA NÃO!!!!!!
Movimento:
SOLDADOS QUEREM BÁSICO CONFORME MÍNIMO REGIONAL.

O governo publicou uma nota na pag 11 de ZH do dia 18Set, “SALÁRIO RECUPERADO. BRIGADA MILITAR MAIS FORTE. ESTADO MAIS SEGURO.” se vangloriando que a BM esta feliz com o reajuste proposto, acho que estão colocando a carreta na frente dos bois. Vamos dizer NÃO nas Assembléia a este monte de asneira que foi publicado e publicar nos meios de comunicação a desvalorização que o governo esta dando aos Sgt e Ten com esta proposta diferenciada.
 
 
Esposa de Brigadiano, valea pena a leitura: 
 
A grande realidade é que o governo paga o que quer e quando quer! Há 21 anos escuto a mesma história a respeito do salário de meu marido, que é soldado da BM. Todo político é uma coisa antes das eleições e outra COMPLETAMENTE DIFERENTE após eleito. Esquecem que são eles os “empregados” do povo! Estão admirados com as ameaças dos Coronéis? Eu não! Vejam o salário deles e o que fazem! Enquanto que os soldados… ! Preciso dizer mais? E quanto aos cursos, principalmente o CTSP, por que não é regionalizado? Não sabem? Ah…, mas isso iria favorecer aos soldados, que são uma classe “descartável”, são apenas “números” no efetivo da BM! É só prestarem atenção nos “cabides ” em que se transformaram a academia e escolas, para poderem “acomodar ” tantos oficiais superiores com salários que poderiam muito bem fazer com que os praças pudessem viver dignamente se fosse melhor distribuido! Gostaria de deixar aqui outra pergunta: por que nossos deputados reunem-se e decidem tão rapidamente, ou melhor, reunem-se apenas para “formalizar” uma votação, quando se trata de aumento em seus salários e, praticamente ninguém se manifesta em um protesto sério, que realmente possa tornar sem efeito esses abusos de poder? Mas, infelizmente amigos, isso só vai mudar quando todos acordarem e verem o quanto são manipulados e espezinhados por uma minoria bem paga! Quando todos realmente quiserem viver com dignidade, sendo tratados como seres humanos que são. Quando todos tiverem a consciência de que NÃO são “números descartáveis” e, que podem sim exigir tratamento digno, repudiando todo e qualquer desrespeito e desconsideração por parte de comandos e governo. “Família” brigadiana, esposas e filhos, lutemos pela dignidade de nossos maridos e pais, POR NOSSAS FAMÍLIAS! NÃO QUEREMOS DESRESPEITAR NINGUÉM, APENAS QUEREMOS SER TRATADOS COM RESPEITO!!

“Enquanto lutarmos separados, seremos vencidos juntos.”

“Enquanto lutarmos separados, seremos vencidos juntos.”
       Senhores integrantes das associações, parece que por alguns momentos estamos esquecendo o nosso papel de “lideres”  de classe, grupos ou seguimentos ... não podemos nessa hora difícil deixar externar nossas fragilidades, devemos aprender com os grandes lideres das revoluções  que enquanto lutamos separados seremos vencidos juntos !!!   O momento e mais do que nunca, de UNIÃO!!!  Não podemos esquecer que há interesses conflitantes sim, mas esses conflitos só interessam ao governo, que quer nos ver desunidos , para não ter uma forte representação... pois os índices diferenciados não podem ser dados para os servidores de nível médio da BM, sem que tenham uma avalanche de ações judiciais pedindo equiparação salarial!!!  e isso que temos que nos dar conta ... pois nenhum governo seria tão BURRO, a ponto de dar um “tiro no próprio pé”, ainda mais o Sr Tarso, advogado experiente e ciente do principio da equidade que encontra-se esculpido na nossa constituição federal...
                Um dos lideres revolucionários no passado dizia “o pior inimigo da revolução e o burguês que muitos revolucionários levam dentro de si”, no entanto, enquadrasse perfeitamente na estratégia usada pelo governo para “desmobilizar” o que, em nossa opinião, pode ser a maior revolução democrática do RS desde a Farroupilha, que sinaliza com um benefício  inevitável para uma minoria (promoções), e, índices diferenciados dentro de uma mesma classe, com um intuito de enfraquecer o movimento somente, pois são sabedores que isso e judicialmente reversível!! 
                Não podemos vender um forte “patrimônio” que construímos nesses últimos dias, que é a nossa união, ao vil preço da necessidade, onde os oponentes são grandes estrategistas que sabem barganhar em prol da administração; mostremos que a essencial classe “brigadiana” é que esta sendo discutida, e, não o nível médio, superior, soldado, sargento... seja qual for a entidade representativa, ela representa a Brigada Militar, e, quem será beneficiado?? Todos nós!!!  Historicamente, nunca houve tantos protestos juntos, e mostrou que não tem a ver com uma ou com outra associação... É GERAL a insatisfação!!!  Então, sugerimos que continuemos UNIDOS em prol da valorização da BM, e, que não aceitemos nada menos do que 50% de recuperação salarial, de forma Isonômica, igual, para os servidores, acompanhado de um planejamento evolutivo não só de salários, mas de qualificação de pessoal e material, onde quem mais ganharia é a sociedade, esta, razão pela qual existimos!!!

Paulo Fernando Boldt Junior- Coordenador Geral
ABOMPEL - Associação de Bombeiros de Pelotas
Fundada 17 Janeiro de 2004

sábado, 17 de setembro de 2011

Por que algo está errado na proposta?

Por que algo está errado na proposta? 

Simples: Vão promover vários Pms e vão calar o movimento em busca de melhores salários. Parece óbvio, mas está explícito essa atitude do governo;
Outro ponto: O soldado receberá um reajuste parcelado enquanto os sargentos e os tenente receberão em uma única vez!  Quem ganha menos continuará ganhando pouco!

E isso será decidido assim mesmo, ou seja, quem falava em traição como fora em 97, realmente tinha razão. Os nossos boçais representantes (Nós não reconhecemos essa representatividade!!!) mais uma vez negociam a favor de uma minoria.     

Algo está errado com esta notícia

Proposta de reajuste para a BM é bem recebida pelo Conselho da ABAMF

O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e o Comandante Geral da Brigada Militar, Cel. Sérgio Abreu receberam, na tarde desta sexta-feira (16), a direção da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (ABAMF), no Palácio Piratini. Os representantes sindicais comunicaram ao Governo que a proposta de reajuste de 23,5% aos soldados da Brigada Militar (BM), apresentada na quinta-feira (15) à entidade, foi bem recebida pelos 59 representantes das regionais de base da ABAMF.

A direção da Associação informou, ainda, que submeterá a proposta do Governo à apreciação da categoria em assembleias regionais que deverão acontecer em todo o Estado durante o final de semana. Na próxima segunda-feira (19), às 14h, a decisão será comunicada formalmente ao Governo, em reunião no gabinete da Casa Civil. "Ficamos bastante otimistas com esta sinalização de aceitação, mas em respeito à decisão soberana das assembleias regionais que acontecerão durante os próximos dias, aguardaremos com cautela a resposta final", disse Carlos Pestana.

Proposta do Governo
- Reajuste sobre o vencimento básico da categoria, dividido em duas etapas: out/2011 e abr/2012. No caso dos soldados, o reajuste acumulado será de 23,5%, e no caso dos 3ºs Sargentos, de 18,15% e 1ºs Tenentes, de 10,5%. As funções intermediárias receberão reajustes proporcionais entre esses dois índices;

- Ampliação do número de vagas para promoções para 2.800, a saber: 700 ainda em 2011, 700 em 2012, 700 em 2013 e 700 em 2014;

- Continuação das negociações sobre a matriz salarial da categoria visando a reajuste a ser concedido em 2012;

- Compromisso de não encerrar as negociações salariais durante os próximos anos.

Texto: Letícia Vargas
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

 

 

Outdoor em Gravataí reivindica melhores salários para policiais militares

Manifestação se soma à onda de protestos com bonecos e queima de pneus atribuídos a PMs

Atualizada às 12h18min Uma nova manifestação ligada à campanha salarial dos policiais militares foi registrada neste sábado, em Gravataí. Na Avenida Centenário, um outdoor exibe a frase: "O povo gaúcho tem a melhor Polícia Militar do Brasil, mas com o pior salário".

No início da manhã, um boneco com a farda da Brigada Militar foi deixado em frente a uma agência bancária em Novo Hamburgo, mobilizou policiais, devido à suspeita de que houvesse um artefato explosivo junto ao boneco. O Gate não chegou a ser acionado e a própria BM retirou o boneco do local quando notou a precariedade do artefato, por volta das 7h30min.

Na última quinta-feira, a mesma situação no viaduto Otávio Rocha, no centro de Porto Alegre, mobilizou o Gate e causou transtornos no trânsito.

As associações da BM do Estado vão decidir em assembleias neste final de semana se aceitam a proposta salarial do governo. A Associação de Cabos e Soldados deve comunicar a decisão da categoria na segunda-feira à tarde. Na quinta-feira, o Piratini ofereceu a troca do abono por reajuste no salário básico.

A Brigada Militar terá que decidir sobre a proposta de pouco mais de 23% de aumento para soldados, 18% para sargentos e 11% para tenentes.

Obs: O que a reportagem não escalarece é como será dado os 23% e, para corrigir, não é aumento salarial é correção de perdas.  

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nota de falecimento

Morre sargento que ficou ferido em acidente na ERS-239

Velório ocorre amanhã, na Capela Mortuária de Estância Velha

O sargento Nilton César Soares Ourique, de 36 anos, morreu por volta das 9h, no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, onde permanecia internado desde a quarta-feira. Ele ficou gravemente ferido no acidente que vitimou o soldado José Roberto Maus, de 44, na ERS-239, no bairro José. Ambos eram da Brigada Militar de Estância Velha. O velório ocorre na Capela Mortuária e o sepultamento no Cemitério Municipal, nesse sábado. Segundo a Polícia Civil de Novo Hamburgo, Maus perdeu o controle do Ford Focus ao realizar uma ultrapassagem, no sentido Sapiranga-Estância Velha, e colidiu contra a proteção lateral de um viaduto. 


Os sentimentos à familia dos colegas Nilton e José. 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ficou pior

Na proposta anterior, o governo ofereceu abono de R$300 parcelado, para ser implantado ao básico em alguma data não estipulada. Não aceitamos.

Agora o governo reajustou o básico do soldado em 23,5%. Em duas etapas, 10,33% e 13,17% no próximo ano. 
Para ficar mais fácil o comparativo da proposta atual para a outra, vamos fazer algumas continhas de matemática. Caso eu esteja errado, por favor, retruquem os números.


básico R$ 387
reajuste 10,33%
básico reajustado R$425+222%+VP: R$1368 +Vantagens pessoais.
Quando será implantado, agora em outubro???
básico reajustado (março de 2012) 
básico R$425 
reajuste 13,17% 
básico reajustado R$483+222%+VP:R$1555+VP

Portanto amigos, devemos ganhar pouco mais de R$1500 a partir do ano que vem. 


Agora a outra proposta: Endossada pelo CEL da BM conforme nota explicativa 


abono sobre o básico do vencimento da categoria R$300,00 


Se esse abono fosse inserido no básico, como explica a nota do sr comandante da BM, a conta ficaria assim: 
básico: R$387
reajuste:R$140 
básico em outubro:R$527+222%+VP=R$1696,94
básico em março:R$527+ reajuste de R$160=R$687+222%=R$2,212+VP

Ou seja, estamos com conflitos de informações senhores. A proposta anterior, a do abono incorporado ao básico, era com certeza muito melhor! O que aconteceu de verdade? Não sabem somar nossos sindicalistas? Ou alguém está faltando com a verdade? Vamos decidir logo!!!

Vão conversar com quem se o site deles está fora do ar????

 Pergunta que não cala: Como saberão se o brigadiano do interior aceitou a proposta do governo????
 
Governo ajusta proposta para atender à reivindicação da Brigada Militar

Dando continuidade às negociações salariais com os servidores da Brigada Militar, os secretários da Casa Civil, Carlos Pestana, da Segurança Pública, Airton Michels e da Coordenação de Assessoramento Superior do Governador, Flávio Koutzii, reuniram-se novamente, nesta quinta-feira (15), com as direções das entidades de classe Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (ABAMF) e Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM).

Durante o encontro, os dirigentes sindicais sinalizaram a rejeição à proposta feita pelo Governo durante o último encontro que considerava o pagamento de um abono de R$ 300,00 sobre os vencimentos da categoria e a criação de 1.200 vagas para promoções dentro da corporação. Diante disto, o chefe da Casa Civil fez uma contra-proposta:

- substituição da concessão de abono por reajuste sobre o vencimento básico da categoria, dividido em duas etapas - out/2011 e abr/2012. No caso dos soldados, o reajuste acumulado será de 23,5%, e no caso dos 1ºs Tenentes, de 10,5%. As funções intermediárias receberão reajustes proporcionais entre esses dois índices;
- ampliação do número de vagas para promoções para 2.800, a saber: 700 ainda em 2011, 700 em 2012, 700 em 2013 e 700 em 2014;
- continuação das negociações sobre a matriz salarial da categoria visando a reajuste a ser concedido em 2012;
- compromisso de não encerrar as negociações salariais durante os próximos anos.

Carlos Pestana enfatizou que a atual proposta não encerra a discussão sobre os salários dos brigadianos: "Esta proposta é para atender a uma situação emergencial, pois entendemos que os salários da Brigada Militar estão muito aquém do que deviam. Nosso compromisso de valorizar gradativamente a categoria continua de pé e é nossa prioridade dar prosseguimento ao processo de melhora dos salários ao longo do nosso Governo", enfatizou.

Os dirigentes sindicais anunciaram que vão apresentar a contra-proposta ao conjunto dos brigadianos e comprometeram-se a dar uma resposta ao Governo em reunião marcada para acontecer nesta sexta-feira (16), na Casa Civil.

Texto: Letícia Coiro de Vargas
Foto: Claudio Fachel
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 Fonte: http://www.estado.rs.gov.br/

Essa palavras foram ao ar ontem dia 14 de setembro.


Por favor, prestem a atenção nas palavras do comandante da BM e depois confiram a postagem posterior com os cálculos da nova proposta do governo.


tirem as suas conclusões...


ESCLARECIMENTO PÚBLICO SOBRE A PROPOSTA SALARIAL DO GOVERNO DO ESTADO DO RS AO NÍVEL MÉDIO DA BRIGADA MILITAR.


"O Comando da BM, tendo em vista informações distorcidas que estão sendo veiculadas junto à tropa, gerando entendimentos equivocados da proposta salarial formulada pelo Governo do Estado, ESCLARECE:

a. O abono salarial proposto será incorporado, conforme calendário a ser definido, ao básico do vencimento da categoria. Não sendo procedente qualquer manifestação em contrário.
b. Toda a proposta na integralidade se estende aos militares inativos. Não sendo feita qualquer distinção salarial entre ativos e integrantes da reserva altiva.
c. Aprovada, esta proposta representará a maior valorização salarial dos últimos anos.
d. A proposta não afasta a incidência, em 2012, da matriz salarial, e nem futuras negociações quanto à progressão salarial para os demais anos.
e. Refuta, por fim, qualquer tipo de ações que partindo de fora da BM venham promover distorções, incompreensões e interferir neste momento importante de valorização dos militares de nível médio".

Porto Alegre, 14 de setembro de 2011.





Sérgio Roberto de Abreu, Cel
Comandante-Geral da Brigada Militar






Noticias corriqueiras

Boneco com farda da BM foi colocado no Centro da Capital a poucos metros do Palácio Piratini

Tarso convoca reunião para falar sobre protestos de PMs Foto: Pedro Revillion
Tarso convoca reunião para falar sobre protestos de PMs
O governador Tarso Genro fez uma reunião de emergência com os secretários da Casa Civil, Carlos Pestana, e da Segurança, Airton Michels, e com o comandante da Brigada Militar, Sérgio Abreu, nesta quinta-feira, para tratar sobre os últimos protestos atribuídos aos policiais militares registrados hoje. No início da manhã, um boneco vestido com uma farda e com um objeto que poderia ser um explosivo foi encontrado na rua Duque de Caxias, a poucos metros do Palácio Piratini, em Porto Alegre.

O grupo se encontrou na sede do govenro por volta das 9h e, após a discussão, Michels e Abreu seguiram conversando no Palácio. Está marcada para as 12h a nova reunião com a categoria para tratar sobre o calendário de reajuste reivindicado pelos policiais militares (PMs).

As entidades representativas da BM vêm negociando com o governo um reajuste salarial ao longo do ano, mas nem todas as patentes chegaram a um acordo. Em agosto, começaram a ser registrados diversos protestos com queima de pneus. A maioria dessas manifestações ocorreu em estradas, que foram interrompidas por barreiras de fogo.

Nesta semana, o governador confirmou a incorporação dos 25% de abono salarial aos vencimentos da Brigada Militar. O Piratini havia apresentado aos policiais militares, na segunda-feira, a proposta em duas parcelas – R$ 140 em outubro e outros R$ 160 em abril –, além de 1,2 mil promoções. O Executivo acenou ainda com a possibilidade de realização de concurso público para a Brigada Militar e pediu que os protestos fossem encerrados. A Casa Civil chegou a afirmar que não negociaria com os policiais se as manifestações continuassem.

Na continuação: 

Protestos foram registrados hoje (15 de setembro) em Santa Vitória do Palmar. Pista está interditada. O GATE  foi deslocado para investigar um objeto que pode ser uma bomba.

Santa Vitória do Palmar Fonte:Rádio Guaíba

Declaração do comandante da BM: 

"Esses protestos querem manchar o nome da Brigada Militar".  Disse o srº comandante à radio gaúcha.
Nossa resposta: A BM deveria enxergar os brigadianos e os problemas que eles estão passando. Claro, como o comandante geral é colocado lá por confiança do governador, ele enxerga apenas a posição dele e o seu cargo de confiança. Mas não é assim srº comandante! O senhor deve olhar para a sua tropa como pessoas que possuem necessidades que não estão sendo atendidas. Assim, deveria sim é unir-se aos protestos e fazer coro por uma melhora real do salário dos policiais e bombeiros gaúchos. A Brigada Militar já está manchada, agora temos que ver o quanto... 



Comunicação social da ABOMPEL    

Psicologia de brigadiano

ANO 116 Nº 348 - PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2011

Psicologia de brigadiano 
Os brigadianos andam queimando pneus em busca de salário melhor. Meu pai era brigadiano. Eu sempre quis entender a psicologia dos policiais, militares ou não, brasileiros. É uma profissão estranha. Ganha-se muito pouco para correr risco de vida em defesa da sociedade. Policial só tem deveres. Não pode fazer grave. Não pode fazer manifestações fardado. Por qualquer coisa, cadeia. Deve morrer por nós tendo como recompensa um salário miserável. Mesmo ganhando muito pouco, deve ser ético, responsável, bem-educado, sereno, boa gente e heroico. Nossa sociedade é hipócrita. Quer bons policiais, mas não quer gastar muito com eles. Policial é pago com impostos. A sociedade quer excelentes policiais e poucos impostos.

Se eu fosse brigadiano, pegaria cana todo mês. Faria greve e exigiria ganhar muito mais. Brigadianos só pagam o pato. Arriscam-se por nós e são vítimas de preconceito. Tem gente que sente medo de policial. Vê o policial como inimigo, o repressor. É assim com qualquer agente da lei. O sujeito que dirige falando ao telefone fica indignado quando recebe multa. Brigadiano, até pouco tempo, era chamado de "pé de porco". Policial civil era "rato". O machismo autorizava falar em "mulher de brigadiano", esposas que ficariam felizes em apanhar. Eu, se fosse brigadiano, queimaria muito pneu por aí. Exige-se que o policial não seja corrupto. Mas ninguém o recompensa por essa probidade posta à prova diariamente. Eu não me arriscaria a morrer por quem quer que seja por menos de R$ 1 mil mensais. Minha vida custa um pouco mais. Uau!

Vereadores, deputados, juízes, promotores públicos, médicos, todo mundo ganha mais do que policial e professor. Por quê? Mera questão de quantidade. A sociedade precisa de mais professores e policiais. Logo, logicamente, eles devem ganhar menos. Eis o paradoxo que ninguém enfrenta. Sonhamos com uma tropa submissa e corajosa, que morra por nós sem pedir aumento. Um vereador não pega sol ou chuva na rua, salvo quando esquece o guarda-chuva ou vai à praia faltando a uma sessão no parlamento. Policiais e professores funcionam como pilares sociais. Quem os valoriza por tudo o que fazem? São obrigados a fazer cumprir leis esdrúxulas aprovadas por legisladores que ganham muito mais e ainda se corrompem. Morrem no campo de batalha do cotidiano. Ninguém dá bola. Faz parte da profissão. Problema deles. Policial é como poste. Ninguém cumprimenta nem afaga.

Todo vereador, deputado e senador deveria ser obrigado a ser policial e professor por uma semana. Aí, eles veriam o que é bom para a tosse. Iam se urinar de medo. A maioria aceitaria um trocado para arredondar o final de mês. Uma parte daria no pé 1 hora depois. Ser policial é padecer no inferno e ainda bater continência. Queimar pneu é pouco diante da péssima remuneração. Eu sempre me pergunto: por que alguém quer ser policial? Mais duro do que isso, só professor. O sujeito faz uma licenciatura, paga caro e vai ganhar R$ 400 reais para educar filho malcriado dos outros. É mole? É pura dureza.


Juremir Machado da Silva | juremir@correiodopovo.com.br

Pegue 300?

Então, depois de tanta luta pela PEC 300 só no restou o pegue 300??E parcelado! Isso deve ser uma brincadeira de mau-gosto caros colegas. E certamente, amanhã, na reunião na qual estarão presentes os representantes da ABAMF e da ASSTBM, será apresentada a proposta que achamos mais justa para o momento: Incorporação dos R$300 ao básico, assim, hoje, o salário básico de R$387,30 passaria para R$687,30 e somando os 222% do risco de vida, o salário passaria para R$ 2213 fora os descontos... De qualquer forma, essa seria uma resposta efetiva do governo. Isso sim seria uma proposta adequada visando amenizar a terrível situação a qual nos encontramos. Vamos aguardar amanhã, e a partir de então, veremos quais as medidas serão tomadas pelas associações. É aguardar!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ATENÇÂO!!!!

Reunião Extraordinária:
Discussão sobre a proposta do governo. 

Quarta-feira 14 de setembro, às 20 horas.  

Rua Dom pedro II 1057 - Pelotas-RS Associação de Cabos e Soldados da Brigada Militar

Em pauta: Reajuste aos servidores da BM. Soldados, sargentos e tenentes abono linear de R$300, pago em duas parcelas, R$140 em outubro e R$160 a partir de abril, sem data prevista para incorporação do abono.      

BRIGADIANOS DESCONFIADOS

.
O boneco de um brigadiano enforcado, pendurado num viaduto da BR 116, em Canoas, foi um recado ao Palácio Piratini para mostrar que a categoria de base da Brigada Militar está, no mínimo, desconfiada com a proposta da última segunda-feira. O que num primeiro momento se pensou que a crise salarial dos brigadianos estava sob controle parece que retornou ao ponto de origem.
Ontem, o presidente da Abamf (cabos e soldados) Leonel Lucas voltou a se manifestar um pouco diferente do que se atribuiu no dia anterior. A proposta em si – R$ 300,00 de abono – seria um reforço no salário humilhante recebido pelos PMS, mas Lucas disse que da forma como veio (duas parcelas: R$ 140,00 em outubro e R$ 160,00 em abril de 2012) ela não será aceita pela categoria.
Lucas deu um recado ao Palácio Piratini: os brigadianos (cabos e soldados, ativos e inativos) formam um contingente de 35 mil pessoas (100 mil votos, incluindo a família?) que serão convocados para, em uma assembléia geral, examinar a proposta.
Mas a insatisfação não estanca nos soldados e cabos. Os sargentos e tenentes não foram contemplados com os 25% prometidos pelo governador Tarso Genro. Um leitor escreveu para o colunista dizendo que os sargentos receberão 12% e os tenentes 9%.
“Aumentos diferenciados – disse – vão igualando salários já defasados e, ainda, é uma desvalorização daqueles que estudam e se qualificam dentro da corporação. A vontade do presidente da Abanf não reflete o pensamento dos servidores, a não ser a dele mesmo”.
Não se surpreendam com outros bonecos com a farda BM que possam aparecer por aí nos viadutos de nossas rodovias.

por Rogério Mendelski
Faixa de protesto foi colocada no viaduto da Free Way sobre a Assis Brasil Foto: Bruno Bertuzzi

Protestos e mais protestos.

Vale a pena lembrar, mesmo com o abono PARCELADO, continuamos com o menor salário do Brasil. As associações permanecerão caladas???? 

Governador garante incorporação de abono aos vencimentos da BM

Confirmação foi dada durante reunião no Palácio Piratini

O governador Tarso Genro confirmou, nesta terça-feira, a incorporação dos 25% de abono salarial aos vencimentos da Brigada Militar. A garantia foi dada durante avaliação do trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio Piratini.

Tarso Genro afirmou que a proposta do Executivo não depende do fim dos protestos com queimas de pneus, já que a Associação de Cabos e Soldados deu a palavra de não ter envolvimento nos atos. O governador lembrou que as manifestações seguem sendo apuradas para que, no devido tempo, sejam estabelecidas as responsabilidades.

Ontem, o Piratini apresentou aos policiais militares a proposta de abono salarial em duas parcelas - R$ 140 em outubro e outros R$ 160 em abril -, além de 1,2 mil promoções. O Executivo acenou ainda com a possibilidade de realização de concurso público para a Brigada Militar. O vencimento básico dos praças da BM é, hoje, de R$ 1.246 - contra os R$ 3,2 mil pagos em Brasília.
 
Fonte: Voltaire Porto/Rádio Guaíba

Correção: O salário inicial dos Policiais Militares em Brasília
 

SALÁRIOS DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL (PMDF):
______________________________

CEL....................R$ 15.355,85
TEN CEL...............R$ 14.638,73
MAJ....................R$ 12.798,35

CAP....................R$ 10.679.82
1º TEN..................R$ 9.283,56
2º TEN..................R$ 8.714,97

SUBTEN.................R$ 7.608,33
1º SGT..................R$ 6.784,23
2º SGT..................R$ 5.776,36
3º SGT..................R$ 5.257,85

CB......................R$ 4.402,17
SD......................R$ 4.056,59

Fonte: http://militarlegal.blogspot.com/

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Quanto vale o teu esforço??? 


Para o governo do Partido dos Trabalhadores do RS o teu esforço pode ser medido em bonificação, -PARCELADA - é claro. Nas palavras do secretário da Casa Civil "uma proposta significativa".

O que disse cada grupo antes da reunião: 

Leonel Lucas, Presidente da ABAMF, representante da classe no RS. "Em Santa Catarina o salário inicial é de R$ 1.753 enquanto no Rio Grande do Sul o soldado que ingressa na corporação recebe R$ 1.170.  A gente não pode aceitar que em estados como o Sergipe, que tem o 24º PIB do país, tenha o salário inicial de R$ 2,4 mil, por exemplo. No Piauí, que é o 27º PIB do país o salário é de R$ 1,4 mil e eles já acertaram de receber R$ 3,2 mil até 2015" — concluiu.

o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, garantiu que a proposta do governo será “significativa”.
"Temos a expectativa de resolver ou pelo menos encaminhar de forma positiva essas negociações com a Brigada Militar. Na reunião o governo deve formatar uma proposta e espero que possamos mudar a pauta com a BM. Reconhecemos que os salários são baixos. Mas esse é um processo antigo e não dá para resolver isso em 8 meses. Vamos apresentar uma proposta que representa um ganho real para categoria. Garanto que será uma proposta significativa — disse Pestana, que preferiu não dar mais detalhes". 

Agora, os "detalhes": 

os soldados, sargentos e tenentes receberão um abono linear de R$ 300, pago em duas parcelas: R$ 140 em outubro e R$ 160 a partir de abril. 
Não há data prevista para que este abono seja incorporado ao contracheque das categorias. O cronograma de pagamento e outros assuntos ainda pendentes deve ser discutidos em uma nova reunião, na próxima quinta-feira.
Após a reunião, o que disse o nosso representante:


A categoria não está plenamente satisfeita, mas é um começo. Ainda vamos nos decidir se aceitamos ou não a proposta — disse Lucas. 

Já o governo, irá se manifestar na quinta-feira. 

O blog quer saber: O que você achou da proposta do governo?