Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Incoerências Urbanas

No último dia 23 de março no jornal Diário da Manhã na coluna Linha Direta do jornalista Hélio Freitag, o sargento do Corpo de Bombeiros de Pelotas Francisco Rogério Farias, indignado com as reclamações de algumas pessoas quanto ao acionamento das sirenes pelos veículos de emergência de bombeiros e do SAMU durante o período noturno,  respondeu às queixas àquele períodico. abaixo trechos danota:

"É inacreditável que esses leitores pensem que acidentes não ocorram nas madrugadas pelo fato de a cidade estar "deserta". Que fiquem sabendo esses "leitores" que o maior risco de acidentes é justamente na madrugada porque nesta cidade ninguém respeita via preferencial, sinaleiras,circulação de velocidade da via e prioridade de passagem para veículos de emergência.
 Quem corre em uma ambulância corre para salvar uma vida. Que Deus derrame muitas bençãos sobre essas pessoas - os que reclamam - para que nunca estejam no lugar daquelas que aguardam por um socorro rápido, ou porque suas casas estão em chamas, ou por que a vida se perde em uma esquina qualquer. 
Sou Bombeiro Militar, Salva - Vidas, Socorrista de Emergência e Condutor de Viaturas de Emergência Médica. Nesses longos anos de socorro, aprendi que quem sabe tem um direito sobre quem não sabe: O direito de ensinar. Aprenda então caro leitor reclamante que o    Código de Trânsito Brasileiro estabelece que todo o veículo de urgência deve circular com sinais sonoros e luminosos e que se um veículo de emergência do SAMU ou dos Bombeiros vem com sirene barulhenta... não somos nós. É a vida que pede passagem!!!"              

Opinão

Sinceramente já não ficamos mais impressionados com certas imbecilidades que são escritas ou ditas por ai. Mais impressionante é um veículo de comunicação sério ficar alimentando essa caterva ignorante e desavisada. Ora, em que lugar do mundo estamos? Como uma pessoa se propõem a escrever que a sirene dos bombeiros ou do samu são incômodas quando acionadas na madrugada? Não deveríamos perder o nosso escasso e tão mal pago tempo tentando explicar para esse tipo de gente o porquê ligar uma sirene de carro de urgência. Ainda bem que o colega, sargento Francisco o fez tão bem. Só um ser humano com a sua experiência e dedicação de tantos anos poderia entender e responder a esse incauto ou inculto? leitor.

       

domingo, 27 de março de 2011

Da série: Corpo de Bombeiros que eu quero: Ceará- CE

A história dessa corporação começa oficialmente em 1934 constitudo por membros da policia militar. A partir de 1990, com a desvinculação da policia estadual, o corpo de bombeiros cearense começa a realizar atividades mais próximas da realidade de bombeiro. Projetos envolvendo a sociedade como por exemplo: 
Projeto Bombeiro com Você, Projeto Bombeiro Saúde Sociedade, Projeto PROMIL, Projeto Portas Abertas, Projeto de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais: Deficientes Visuais (1º Código de segurança contra incêndio em braille no Brasil), Salvando com Libras (surdos e mudos), Projeto Surf-Salva, Projeto Formação de Guardas Vidas, Projeto Grupo de Escoteiros João Nogueira Jucá, Projeto Educativo de Literatura de Cordéis, Projeto Somar, Projeto Brigadistas Juvenis, Projeto Escola de Prevenção, Projeto Aleitamento Materno, Projeto Jovem Bombeiro Voluntário, Projeto Programa de Rádio Prevenir é Melhor que Remediar, Projeto Meu Dia de Bombeiro, Projeto Capitão Tocha (revista em quadrinhos), Projeto Bombeiro em Movimento, que  são ações no campo da prevenção que proporcionam a consolidação de fortes elos de agregação da Corporação com a comunidade.  

"Atualmente a Corporação possui uma estrutura modernizada em termos de viaturas e equipamentos, visto os vários investimentos para a aquisição de materiais de combate a incêndios, equipamentos de proteção individual, resgate e salvamento, que vem sendo aplicados na corporação, bem como a freqüente capacitação e especialização pela qual passa o seu efetivo(...)"

Um destaque especial vai para a formação do primeiro código de segurança contra-incêndio em braile; Isso amigos bombeiros é chamado de acessibilidade, coisa que não vemos por aqui. Basta olharmos para as estruturas dos nossos prédios e como atendemos as pessoas com deficiência física, mulheres grávidas e idosos. Estamos ou não estamos integrados à sociedade? 



     

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dá Série: Corpo de Bombeiros que quero: Minas Gerais



Continuando a série: O corpo de Bombeiros que eu quero, hoje visitaremos os bombeiros de Minas Gerais. Chama a atenção além dos equipamentos e da estrutura física dos quartéis, a qualidade dos treinamentos e as campanhas que aproximam a corporação da comunidade, como o curso básico de primeiros-socorros e o bombeiro amigo do peito.
Quando acontecerá isso aqui? Quando a desvinculação da Policia Militar ocorrer. Já são mais de 75 anos sob o controle da Brigada Militar e essa valorização que esperamos ainda não aconteceu. É hora de mudarmos!!!  Precisamos de comandos de Bombeiros e não de policiais; Precisamos de autonomia para administrarmos nossas finanças, comprarmos nossos materiais necessários para o funcionamento ideal dos nossos quartéis, construirmos os nossos projetos e não apenas contarmos estatísticas para a  BM; Tá na hora de valorizarmos o corpo de bombeiros!!!

Abaixo, uma síntese de como funciona  em Minas Gerais.


O CBMMG é organizado com base na hierarquia e disciplina, sob a autoridade superior do governador do estado. A Estrutura Organizacional é departamental divida em: Unidade de Direção Geral, Unidade de Direção Intemediária e Unidade de Execução e Apoio.

Objetivo

Coordenar e executar ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe.

Competências

  • Coordenar e executar as ações de defesa civil, proteção e socorrimento públicos, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio e explosão em locais de sinistro, busca e salvamento;
  • Atender a convocação, à mobilização do Governo Federal, inclusive em caso de guerra externa ou para prevenir grave perturbação da ordem ou ameaça de sua irrupção, subordinando-se à Força Terrestre para emprego em suas atribuições específicas de Corpo de Bombeiros Militar e como participante da defesa interna e territorial;
  • Coordenar a elaboração de normas relativas à segurança das pessoas e dos seus bens contra incêndios e pânico e outras previstas em lei, no Estado;
  • Exercer a polícia judiciária militar, relativamente aos crimes militares praticados por seus integrantes ou contra a instituição Corpo de Bombeiros Militar, nos termos da legislação federal específica;
  • Incentivar a criação de Bombeiros não militares e estipular as normas básicas de funcionamento e de padrão operacional;
  • Exercer a supervisão das atividades dos órgãos e das entidades civis que atuam em sua área de competência;
  • Aprimorar os recursos humanos, melhorar os recursos materiais e buscar novas técnicas e táticas que propiciem segurança à população. 

Curso Básico de Primeiros Socorros


O Corpo de Bombeiros Militar de Minas gerais  oferece à população o curso de primeiros socorros, que permite aos alunos aprenderem técnicas de reanimação, imobilização e estabilização de vítimas em caso de traumas e emergências clínicas. Trata-se de um curso básico de atendimento pré-hospitalar, importante para que a vítima seja conduzida para uma unidade de pronto-socorro com os sinais vitais básicos preservados. O curso é realizado de segunda a sexta-feira, de 19 às 22:30 horas, com duração de duas semanas.

Bombeiro Amigo do Peito


Este projeto, em parceria com os Bancos de Leite Humano (BLH) das Prefeituras Municipais, tem por finalidade efetuar atendimento às mães com problemas relativos à amamentação, incentivar o aleitamento materno na comunidade e coletar o leite de mães doadoras.
O leite humano coletado é transportado para o BLH, onde é pasteurizado, efetuada análise microbiológica e distribuído para crianças hospitalizadas que necessitam de leite materno: crianças de baixo peso, filhos de mães portadoras do vírus HIV, as quais não podem amamentar, crianças que perderam a mãe e outras que precisam deste líquido precioso para viver. O leite materno é reconhecido mundialmente como um poderoso agente de saúde, principalmente para as crianças abaixo de seis meses de vida, reduzindo significativamente as doenças infecciosas, respiratórias, do aparelho gastrintestinal, colaborando com o fim da desnutrição e reduzindo assim os índices de morbidade e mortalidade infantil, o que favorece uma melhor qualidade de vida para as crianças brasileiras.
No desenvolvimento do Projeto, Bombeiros Femininos efetuam a coleta do leite humano nas residências das mães doadoras, numa escala alternada, visitam as mães com problemas relacionados à amamentação, onde fornecem orientações, encaminhando aquelas com maiores problemas ao BLH e captam doadoras, além de trabalharem para o incentivo da amamentação natural.
Unidades/Municípios que executam o projeto
  • 4º Batalhão de Bombeiros - Juiz de Fora
  • 9º Batalhão de Bombeiros - Varginha
  • 1º Pelotão / 3ª Cia / 9º BBM - Pouso Alegre
 

fluxo

terça-feira, 22 de março de 2011

Mais um!!

E o Corpo de Bombeiros de Pelotas possui mais um graduado pelos bancos acadêmicos! Fabrício Madruga, -madruguinha-, para os amigos, conquistou o título universitário depois de muito suor e carga de esforço repetitiva; filhos,escolinha,trabalho,hospital(de vez em quando),casa,faculdade, jogos do Lobão, ufa!!Licenciado em Educação Física pela Faculdade Anhanguera certamente alcançará novos voos. Parabéns Fabrício, Cinara, Ryanzinho e Bebellie. Votos de muita felicidade nessa nova jornada, dos amigos da ABOMPEL.
   

domingo, 20 de março de 2011

Da série: Corpo de Bombeiros que eu quero: Santa Catarina-SC

Boa noite companheiros e companheiras de luta:

Hoje iniciaremos a série, "Corpo de Bombeiros que eu quero". O nosso objetivo é mostrar o valor dessa nobre profissão em outros pagos do nosso imenso Brasil. Se você se sente orgulhoso em trabalhar em uma das profissões mais respeitadas do mundo, sinta-se em casa. Aqui traremos imagens e  depoimentos emocionantes dos nossos colegas e irmãos de profissão.
Iniciaremos hoje mostrando a importância do condutor operador de viatura, o COV, em um dos estados no qual bombeiro é símbolo de segurança e eficiência e é tratado com respeito e dignidade. Santa Catarina, nosso estado vizinho, com pouco mais de 6 milhões de habitantes, tem um dos mais preparados e coesos corpo de bombeiros do país. Vale lembrar que o corpo de bombeiros de Santa Catarina é desvinculado da polícia militar, constituindo, portanto, uma instituição caracterizada para a atividade fim: Salvar, e não só salvar, salvar com eficiência! Confira o vídeo e ao final escreva uma mensagem: SIM!!! Eu Quero ser Bombeiro Valorizado.

                     

Coisa de Bombeiro

Se você não sabe o que é o trabalho de um  Bombeiro veja as reportagens abaixo. Infelizmente no Brasil, no RS e em Pelotas essa valorização por parte da comunidade e das autoridades públicas só acontecerá após uma tragédia. O que estamos pedindo? Pouco, muito pouco! Equipamentos para o trabalho, treinamento mais efetivo, e recursos que existem e devem ser aplicados para o bem servir à comunidade. 

Nosso lema "salvar,salvar, salvar, sempre salvar" está ficando difícil respeitá-lo, vamos abrir o olho... 

sábado, 12 de março de 2011

Conclusão da enquete

Caros colegas: Realizamos nas últimas semanas pesquisa questionando a necessidade ou não da separação do corpo de bombeiros da brigada militar. É claro, não foi uma pesquisa científica, aos moldes da aplicada pela própria BM em 2000. Contudo, a realizada pelo blog foi espontânea e não coercitiva e demonstrou que: 
Alguma coisa deverá ter que mudar! 92% dos participantes acreditam que essa mudança passa pela desvinculação do corpo de bombeiros da brigada militar. Abaixo, esse texto reserva argumentos contundentes a favor dessa desvinculação.
 

 
 
A profissão Bombeiro é classificada como profissão natural, isto é, está entre aquelas que surgem naturalmente em uma sociedade por necessidade. A atividade de Bombeiro é única, é ela que tem a missão de socorrer a comunidade em situações de calamidade. Por ser uma atividade única e essencial para sociedade ela deve ser autônoma para executar da melhor forma suas responsabilidades.

Qual o motivo da atividade de Bombeiro ser encampada pela Brigada Militar? Não há descrição formal ou informal dos motivos que expliquem tal acontecimento.

A partir de 1935 os Bombeiros foram subordinados a Brigada Militar, no interior do Estado isto aconteceu anos depois.

Antes de 1935 os Bombeiros eram mantidos pelo Município, Estado e empresas de seguros.

Esta situação de subordinação implica na inexistência de uma obra ou informações sobre a história dos Bombeiros no Estado.

Sempre que avaliamos algo, é necessário fazer uma analogia. No caso, como estão estruturados os Bombeiros no mundo e no Brasil?

No mundo, os Bombeiros são autônomos, vinculados aos Municípios, Estados ou a nível Federal;

Em apenas quatro Estados brasileiros, os Bombeiros ainda são vinculados à Polícia Militar (RS, PR, SP e BA ), sendo que Bahia e Paraná já estão com processo de desvinculação em suas Assembléias Legislativas.
A Constituição Federal (1988) prevê no Art.144, a missão institucional dos Bombeiros, deixando clara a sua não subordinação as Policias Militares.

Ainda prevê em seu Art.37 o Princípio da Eficiência na Administração Pública, ou seja, uma instituição somente é eficiente, quando exercida por pessoas capacitadas para a atividade fim a qual se destina.

A Constituição Federal deixa claro que são duas instituições que prestam serviços diferentes e de forma autônoma. Portanto, não há descrição de uma destas atividades ser subordinada a outra.

SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Cabe avaliar em que sistema de segurança pública estão inseridos os Bombeiros para que haja uma melhor compreensão de sua posição dentro do mesmo.

Se existem duas Polícias independentes (metodologia, ideologia e organização), porque os Bombeiros são subordinados a uma delas?

É contrariar a lógica e o bom censo, uma mesma atividade (Polícia) ser separada de forma organizacional e de metodologia de trabalho, enquanto outra atividade (Bombeiros) com finalidade diferente ser subordinada a uma delas.

RECURSOS FINANCEIROS

  • Uma instituição com identidade e autonomia possibilita ter maior sucesso na busca de recursos;
  • Possibilita a captação de recursos nacionais e internacionais;
  • Evita a intermediação e o direcionamento de recursos para outras atividades;
  • Tem garantia de verbas para manutenção e investimentos (orçamento próprio).
O comando da Brigada Militar recusa-se a realizar a integração com o SAMU, alegando incompatibilidade de função. É o único Estado em que não há nem cooperação entre estes órgãos.

A SELEÇÃO E FORMAÇÃO SERÃO DE BOMBEIRO E NÃO DE POLICIAL.

É contrariar a lógica e o bom senso selecionar um profissional com um determinado perfil e empregar em outra atividade.

Não existe concurso público para o Corpo de Bombeiros, existe concurso para ingressar na Brigada Militar.

Todos os servidores que desempenham a atividade de Bombeiro são selecionados com o perfil intelectual e psicológico de Policial.

Economia, qualidade e agilidade na formação de pessoal, pois haverá somente a formação de Bombeiro.

A formação será de Bombeiro, conseqüentemente aprimora-se a qualificação e o desempenho do servidor.

ESTRUTURA ATUAL DOS BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros já possui uma estrutura básica que permite sua emancipação e atuação imediata.

Para demonstrar a precariedade da prestação do serviço de Bombeiro através de sua área de abrangência, atualmente dos 497 municípios do Estado apenas 93 possuem uma unidade de Bombeiro
BOMBEIROS EXISTENTE X NECESSÁRIO

Atualmente existem aproximadamente 2.400 Servidores do Estado que desempenham a atividade de Bombeiro, sendo que a recomendação da ONU é de 01 Bombeiro para cada 1.000 habitantes.

O Estado do Rio Grande do Sul possui uma população de 10.576.758 hab. segundo o censo 2010 do IBGE, ou seja, seriam necessários 10.577 servidores no Corpo de Bombeiros.

Segundo a ABERGS, com a metade do ideal poderia ser realizado um serviço de excelência, caso existisse  a autonomia no RS.

Para efetuar um grande evento em qualquer lugar do mundo um dos pré-requisitos é a estruturação dos Bombeiros para atuar caso seja necessário, mas para atender a este requisito ele deve primeiramente existir.

Como está a preparação para Copa do Mundo em 2014 (de acordo com as exigências da FIFA) dos Bombeiros de Porto Alegre?

DEFESA CIVIL (DESASTRES E CALAMIDADES)

Está descrito no Art. 144, §5º da CF que aos Corpos de Bombeiros Militares, além das atribuições definidas em lei, incumbem a execução de atividades de Defesa Civil.

Na sociedade atual estamos sendo surpreendidos por eventos de calamidade pública de ordem natural ou ocasionados pelo homem em que se faz necessário uma estrutura de socorro bem preparada (Defesa Civil).

A autonomia do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul é a principal providência para atuar no atendimento a calamidades, pois este é o responsável legal para executar as atividades de Defesa Civil, é também a instituição que possui maior afinidade, dando a base estrutural para tais atividades.

Para quem tem ainda alguma dúvida sobre a vantagem de ter o Corpo de Bombeiros independente da Brigada Militar, bombeiros de outros estados deram depoimentos à Revista Emergência em 2003:

Do Corpo de Bombeiros do Acre: “A nova realidade é plena de sucessos, com a população recebendo serviços qualificados. A corporação pode celebrar convênios visando à aquisição de viaturas e equipamentos, bem como parcerias com universidades para aprimoramento técnico”.

Do Corpo de Bombeiros de Goiás: “O desmembramento nos proporcionou orçamento próprio, reestruturação das unidades, aumento de efetivo especializado e melhor distribuição de pessoal”.

Do Corpo de Bombeiros do Ceará: “A autonomia nos trouxe desenvolvimento administrativo e operacional".

Do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais: “Com a emancipação obtivemos orçamento próprio e agilidade no processo decisório".

Tomando como base Santa Catarina, em que a emancipação se deu em 2003, vemos o salto em qualidade:





Fonte: ABERGS

Quando o Governo diz que possui tal número de brigadianos, está aí somado o número de bombeiros, dando uma falsa idéia de que o contingente de policiais é maior do que realmente é.

O que os altos comandantes da Brigada Militar (que são contra a desvinculação) não dizem, é que o real motivo de serem contra esta separação, é que o número de brigadianos cairá para menos de 20.000. Com isso, estaria automaticamente extinta a Justiça Militar. Justiça essa, que para eles representa um certo comodismo e a segurança de que nenhum oficial seria condenado por possíveis responsabilidades e/ou crimes. Como podemos ver que nenhum oficial até hoje foi condenado por ter dato tal ordem, sempre foi o soldado que cometeu "tal atrocidade".

Ou o Rio Grande evolui neste tema como os 23 Estados e o Distrito Federal, ou vamos ficar com um Corpo de Bombeiros cada vez mais defasado.

Fontes: ABERGS
 http://dilmanarede.com.br
Assessoria de Comunicação Social ABOMPEL








sábado, 5 de março de 2011

Bombeiros, até quando viveremos desprotegidos?

Esse título da matéria veiculada pelo blog  #dilmanarede está mais atual do que nunca. Fala sobre as condições que encontram-se o corpo de bombeiros do RS, e com muita propriedade, esclarece situações que com o passar dos dias e dos anos, acabam por passar despercebidas em função do cotidiano e das rotinas das atividades operacionais e administrativas. 


A Copa do Mundo no Brasil em 2014 está se aproximando, e o que vemos de concreto na infra-estrutura em Porto Alegre e no RS? Nada, pois nossas autoridades só estão preocupadas com os estádios e com hotéis. Mas e se acontecer um sinistro?

Nossos heróis do fogo estão morrendo a míngua. Além da histórica falta de recursos humanos, há defasagem em tecnologia, equipamentos e veículos. Porto Alegre conta apenas com dois caminhões com escada Magirus, sendo que um deles está há muito tempo estragado. E essas duas escadas só chegam ao 12° andar. Faz tempo que a capital ultrapassou esta altura.

Para os mais velhos, que se lembram do incêndio, em abril de 1976, das Lojas Renner no centro da cidade. Imaginem um evento parecido com aquele. "Não há como combater com eficiência, seria uma tragédia" palavras estas do comandante de unidade de Bombeiros de Porto Alegre.

Enquanto em outros estados brasileiros há investimentos pesados na área de prevenção a incêndios, aqui nos pampas os bombeiros são deixados de lado. A média de repasse de orçamento da Brigada Militar ao Corpo de Bombeiro gira em torno de um milhão de reais. Enquanto isso, Santa Catarina, repassa 7% do orçamento, perto de quarenta milhões
Pessoal é uma questão de matemática.
A Área do RS é de 281.748,5 km² e a população em 2010 foi contabilizada em 10.576,758. E em SC com uma área de 95.346,2 com uma população de 6,178,60. O orçamento do corpo de bombeiros de SC é 40 vezes maior que o do RS. Tem alguma coisa errada, não acham? Uma das respostas é que o corpo de bombeiros catarinense é uma instituição desvinculada da PM.  
O corpo de bombeiros é uma organização independente e com capacidade e autonomia para administrar e dispor de recursos próprios para as suas necessidades. 
Não esqueçam: Dia 14 de março, às 10 horas, todos a Câmara de Vereadores de Pelotas para discutirmos que corpo de bombeiros queremos para o futuro!!!  
     
 






           

sexta-feira, 4 de março de 2011

Bebida sem limites: combinação desagradável para o corpo!!

Pois é meus amigos. O carnaval está ai e eis uma ótima oportunidade para tomarmos aquela gelada pra refrescar o corpo, antes, durante e depois da folia, não é mesmo?. Mas, tudo tem o seu preço. A ingestão de álcool acima do que o corpo pode suportar leva a inúmeras reações adversas e é sobre elas que comentaremos hoje. A intenção aqui não é encher o saco de ninguém e sim trazer alguns problemas ocasionados pelo abuso do álcool, ok?!?         
Para o cérebro o excesso de álcool poderá causar perda de reflexo, problemas de atenção, perda da memória, sonolência e coma alcoólico que em alguns casos pode levar a parada respiratória e a morte.  

Homens apresentam alterações na percepção da realidade e do comportamento logo após a segunda dose, e mulheres já na primeira.
"O coma é um grau de intoxicação grave, por ação direta do etanol no sistema nervoso central e em outros sistemas orgânicos", diz Ana Cecilia, pesquisadora da Unidade de Álcool e Drogas (Uniad) da Unifesp e especialista em dependência química da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).


 Para o coração a porrada é causada pelo cérebro que libera adrenalina e assim, estimula os batimentos cardíacos. Essa alteração também é causada pela dopamina, hormônio neurotransmissor responsável por controlar outras substâncias que regulam a nossa bomba. Resultado: Pressão nas alturas, frequência cardíaca alterada.







      No estômago o álcool irrita as mucosas alterando o funcionamento das membranas intestinais podendo causar esofagite,gastrite e até diarreia.









Já no fígado a coisa complica de vez. A alteração de ezimas produzidas pelo fígado pode levar a uma inflamação crônica e uma hepatite alcoólica
que deverá te arrastar para uma cirrose. Tudo isso porque o fígado é lento que nem tartaruga; Ele leva em média 1 hora para metabolizar cada dose de bebida. Só para ficar claro, uma dose é equivalente a uma lata de cerveja (360ml), ou uma taça de vinho (100ml) ou de destilado (40ml). Uma matemática básica. Se tomarmos seis latas de cerveja, por exemplo, nosso fígado irá levar as mesmas seis horas para metabolizar todo o álcool presente em nosso corpo. "E enquanto o fígado metaboliza a primeira latinha, o resto do álcool fica circulando no sangue e intoxicando, causando alterações e danos em diferentes órgãos", explica Ana Cecília.






Nos pulmões, responsáveis pelas troca gasosas, o trabalho torna-se mais vagaroso por culpa do etanol. O que resulta em uma respiração mais lenta e a pessoa sente certa dificuldade para respirar. 
E ai que o indivíduo acaba dançando no teste do bafômetro!!  
 






Tá, já sei, é melhor pararmos por aqui. Sabemos que é hora de festa mas não custa entendermos o que estamos fazendo ao nosso corpo. Só pra finalizar, ai vai uma penca de problemas ocasionados pelo excesso de trago no nosso organismo.Dentre as doenças que podem surgir do alcoolismo estão gastrite crônica, hepatite crônica que pode evoluir para cirrose, hipertensão arterial, diabetes por alteração crônica no funcionamento do pâncreas e problemas de memória que podem evoluir para demência alcoólica - não só quando está sob os efeitos da bebida, como é o caso do abuso -. Além disso, o álcool também altera a imunidade, abrindo caminho para o surgimento de outras doenças, e também aquela famosa briga ou os já batidos acidentes automobilísticos, mas isso é papo para outro momento.
Por hora feliz carnaval e se beber vai com calma, tá bem?  

fontes:

www.todabiologia.com/anatomia/
http://www.minhavida.com.br

Comunicação Social da ABOMPEL

quarta-feira, 2 de março de 2011

Estamos ou não estamos em dificuldades???

Incêndio destrói depósito de sucata em Pelotas nesta quarta-feira

 

 Bombeiros tiveram dificuldade de conter o fogo por falta de hidrantes próximos

Sancler Ebert | sancler.ebert@zerohora.com.br
Um incêndio destruiu um depósito de sucata na rua Onze, no bairro Bom Jesus em Pelotas no início da tarde de hoje. A demora no abastecimento de água para conter o fogo pelos bombeiros foi apontado por moradores como agravador no incêndio.

Segundo testemunhas, o fogo começou às 12h25 e os bombeiros foram acionados em seguida. Eles teriam levado 20 minutos para chegar ao local, mas por falta de água, 15 minutos depois foram à procura de hidrantes para abastecer o caminhão. Retornaram 45 minutos depois.

— É uma vergonha, estou indignado. Pago os meus impostos e agora não teve nem água para apagar o incêndio. Perdi tudo — lamentou o dono do estabelecimento Valdenir Larroque, 55 anos.

Ele calcula cerca de R$50 mil em prejuízo na perda de materiais, máquinas hidráulicas, prensas e balanças. O local fica a menos de 200 metros da caixa d'água que abastece a zona oeste da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incidente teria iniciado após um curto circuito na rede elétrica do local.

Ainda conforme os Bombeiros, a demora para controlar as chamas aconteceu devido à falta de hidrantes em funcionamento próximos ao local. Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Ubiratan Anselmo, a concessionária de energia teria desligado o sistema da região o que impediu que a água fosse bombeada para os hidrantes.

Sobre o fato do Corpo de Bombeiros possuir cinco viaturas e três delas estarem em conserto, o capitão Sandro da Cunha Eusébio, explicou que uma das viaturas deve ser liberada ainda esta semana, que outra foi para reforma, mas está quase pronta e a terceira, que é de 1969, não sai do conserto porque encontra dificuldades na busca por peças antigas. Ainda segundo ele, o outro caminhão em funcionamenro atendia uma ocorrência no interior.

Fonte: 
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3226696.xml
Opinião: 
A culpa nessas horas é de ninguém. O que precisamos é parar de inventar desculpas e criarmos vergonha na cara! A população está por um fio com esse grupinho que administra sem administrar as coisas que ela, população, mantém através do suado trabalho. Mais uma família de Pelotas sofre por causa do descaso e da omissão dos agentes públicos. É Sanep, CEEE, Bombeiro, cada um com uma desculpa pronta e acabada. Devemos também dividir um pouco desses acontecimentos com o próprio cidadão, o proprietário do estabelecimento. Será que lá possuia alvará de incêndio? Por acaso tinha algum equipamento de proteção no local, por exemplo, um extintor de incêndio?
Já passou da hora de inventarmos desculpas pra tudo e buscarmos com a consciência da missão que cabe a cada um, cumprirmos o nosso papel com determinação e boa vontade. 
             

Audiência Pública dia 14 de março

Audiência Pública na Câmara Municipal de Pelotas sobre a desvinculação dos Bombeiros da BM

No dia 14 de Março de 2011 às 10hs na Câmara Municipal de Pelotas ocorrerá audiência pública sobre a desvinculação dos Bombeiros da Brigada Militar com a presença da Deputada Estadual Miriam Marrone, líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, demais Deputados da região sul, Vereadores da cidade de Pelotas, e Prefeitos da região. Esperamos a presença de todos para discutirmos e entendermos as propostas que serão apresentadas a sociedade pelotense.  

terça-feira, 1 de março de 2011

Miriam Marroni e a Desvinculação dos Bombeiros da BM

Miriam Marroni recebe reivindicação de desvinculação do Corpo de Bombeiros
da Brigada Militar: 


Entre os argumentos apresentados pelos coordenadores da ABERGS e da ABOMPEL na reunião estão:
A atividade de Bombeiro dentro de uma sociedade é um serviço essencial e
único. O Estado vive uma situação que contraria a lógica, no que se refere
a esta atividade, tanto no âmbito da administração quanto o da
operacionalidade. O Corpo de Bombeiros é subordinado à BM (atividade
especializada da Polícia Militar), ou seja, é administrado e formado de
acordo com os preceitos desta polícia.


O Rio Grande do Sul está entre os - apenas - quatro estados do Brasil que
ainda mantém a atividade de Bombeiro como uma especialização do policial
militar. Desses quatro, Paraná e Bahia já estão em tratativas para sua
desvinculação da PM, restando apenas o estado de São Paulo e RS, como os
mais atrasados neste processo de desenvolvimento.
Para os membros das associações, não há um argumento que justifique esta
vinculação. "A atividade policial é tão importante quanto a de Bombeiro,
porém, são distintas". Destacou Boldt. "A Abergs tem plena convicção da necessidade dessa
desvinculação para uma melhor prestação de serviço a sociedade gaúcha",
completou Dutra.

Como líder de governo, a deputada pelotense já garantiu providências.
"Agendarei uma audiência para tratar do assunto com o secretário de Segurança, Airton Michels".
Ela também já confirmou presença em audiência pública para tratar do tema junto à sociedade pelotense, proposta pelo vereador Diaroni, na Câmara de Vereadores de Pelotas, no dia 14 de março.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ABOMPEL