Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

sábado, 5 de março de 2011

Bombeiros, até quando viveremos desprotegidos?

Esse título da matéria veiculada pelo blog  #dilmanarede está mais atual do que nunca. Fala sobre as condições que encontram-se o corpo de bombeiros do RS, e com muita propriedade, esclarece situações que com o passar dos dias e dos anos, acabam por passar despercebidas em função do cotidiano e das rotinas das atividades operacionais e administrativas. 


A Copa do Mundo no Brasil em 2014 está se aproximando, e o que vemos de concreto na infra-estrutura em Porto Alegre e no RS? Nada, pois nossas autoridades só estão preocupadas com os estádios e com hotéis. Mas e se acontecer um sinistro?

Nossos heróis do fogo estão morrendo a míngua. Além da histórica falta de recursos humanos, há defasagem em tecnologia, equipamentos e veículos. Porto Alegre conta apenas com dois caminhões com escada Magirus, sendo que um deles está há muito tempo estragado. E essas duas escadas só chegam ao 12° andar. Faz tempo que a capital ultrapassou esta altura.

Para os mais velhos, que se lembram do incêndio, em abril de 1976, das Lojas Renner no centro da cidade. Imaginem um evento parecido com aquele. "Não há como combater com eficiência, seria uma tragédia" palavras estas do comandante de unidade de Bombeiros de Porto Alegre.

Enquanto em outros estados brasileiros há investimentos pesados na área de prevenção a incêndios, aqui nos pampas os bombeiros são deixados de lado. A média de repasse de orçamento da Brigada Militar ao Corpo de Bombeiro gira em torno de um milhão de reais. Enquanto isso, Santa Catarina, repassa 7% do orçamento, perto de quarenta milhões
Pessoal é uma questão de matemática.
A Área do RS é de 281.748,5 km² e a população em 2010 foi contabilizada em 10.576,758. E em SC com uma área de 95.346,2 com uma população de 6,178,60. O orçamento do corpo de bombeiros de SC é 40 vezes maior que o do RS. Tem alguma coisa errada, não acham? Uma das respostas é que o corpo de bombeiros catarinense é uma instituição desvinculada da PM.  
O corpo de bombeiros é uma organização independente e com capacidade e autonomia para administrar e dispor de recursos próprios para as suas necessidades. 
Não esqueçam: Dia 14 de março, às 10 horas, todos a Câmara de Vereadores de Pelotas para discutirmos que corpo de bombeiros queremos para o futuro!!!  
     
 






           

Nenhum comentário:

Postar um comentário