Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Bebida sem limites: combinação desagradável para o corpo!!

Pois é meus amigos. O carnaval está ai e eis uma ótima oportunidade para tomarmos aquela gelada pra refrescar o corpo, antes, durante e depois da folia, não é mesmo?. Mas, tudo tem o seu preço. A ingestão de álcool acima do que o corpo pode suportar leva a inúmeras reações adversas e é sobre elas que comentaremos hoje. A intenção aqui não é encher o saco de ninguém e sim trazer alguns problemas ocasionados pelo abuso do álcool, ok?!?         
Para o cérebro o excesso de álcool poderá causar perda de reflexo, problemas de atenção, perda da memória, sonolência e coma alcoólico que em alguns casos pode levar a parada respiratória e a morte.  

Homens apresentam alterações na percepção da realidade e do comportamento logo após a segunda dose, e mulheres já na primeira.
"O coma é um grau de intoxicação grave, por ação direta do etanol no sistema nervoso central e em outros sistemas orgânicos", diz Ana Cecilia, pesquisadora da Unidade de Álcool e Drogas (Uniad) da Unifesp e especialista em dependência química da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).


 Para o coração a porrada é causada pelo cérebro que libera adrenalina e assim, estimula os batimentos cardíacos. Essa alteração também é causada pela dopamina, hormônio neurotransmissor responsável por controlar outras substâncias que regulam a nossa bomba. Resultado: Pressão nas alturas, frequência cardíaca alterada.







      No estômago o álcool irrita as mucosas alterando o funcionamento das membranas intestinais podendo causar esofagite,gastrite e até diarreia.









Já no fígado a coisa complica de vez. A alteração de ezimas produzidas pelo fígado pode levar a uma inflamação crônica e uma hepatite alcoólica
que deverá te arrastar para uma cirrose. Tudo isso porque o fígado é lento que nem tartaruga; Ele leva em média 1 hora para metabolizar cada dose de bebida. Só para ficar claro, uma dose é equivalente a uma lata de cerveja (360ml), ou uma taça de vinho (100ml) ou de destilado (40ml). Uma matemática básica. Se tomarmos seis latas de cerveja, por exemplo, nosso fígado irá levar as mesmas seis horas para metabolizar todo o álcool presente em nosso corpo. "E enquanto o fígado metaboliza a primeira latinha, o resto do álcool fica circulando no sangue e intoxicando, causando alterações e danos em diferentes órgãos", explica Ana Cecília.






Nos pulmões, responsáveis pelas troca gasosas, o trabalho torna-se mais vagaroso por culpa do etanol. O que resulta em uma respiração mais lenta e a pessoa sente certa dificuldade para respirar. 
E ai que o indivíduo acaba dançando no teste do bafômetro!!  
 






Tá, já sei, é melhor pararmos por aqui. Sabemos que é hora de festa mas não custa entendermos o que estamos fazendo ao nosso corpo. Só pra finalizar, ai vai uma penca de problemas ocasionados pelo excesso de trago no nosso organismo.Dentre as doenças que podem surgir do alcoolismo estão gastrite crônica, hepatite crônica que pode evoluir para cirrose, hipertensão arterial, diabetes por alteração crônica no funcionamento do pâncreas e problemas de memória que podem evoluir para demência alcoólica - não só quando está sob os efeitos da bebida, como é o caso do abuso -. Além disso, o álcool também altera a imunidade, abrindo caminho para o surgimento de outras doenças, e também aquela famosa briga ou os já batidos acidentes automobilísticos, mas isso é papo para outro momento.
Por hora feliz carnaval e se beber vai com calma, tá bem?  

fontes:

www.todabiologia.com/anatomia/
http://www.minhavida.com.br

Comunicação Social da ABOMPEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário