Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dá Série: Corpo de Bombeiros que quero: Minas Gerais



Continuando a série: O corpo de Bombeiros que eu quero, hoje visitaremos os bombeiros de Minas Gerais. Chama a atenção além dos equipamentos e da estrutura física dos quartéis, a qualidade dos treinamentos e as campanhas que aproximam a corporação da comunidade, como o curso básico de primeiros-socorros e o bombeiro amigo do peito.
Quando acontecerá isso aqui? Quando a desvinculação da Policia Militar ocorrer. Já são mais de 75 anos sob o controle da Brigada Militar e essa valorização que esperamos ainda não aconteceu. É hora de mudarmos!!!  Precisamos de comandos de Bombeiros e não de policiais; Precisamos de autonomia para administrarmos nossas finanças, comprarmos nossos materiais necessários para o funcionamento ideal dos nossos quartéis, construirmos os nossos projetos e não apenas contarmos estatísticas para a  BM; Tá na hora de valorizarmos o corpo de bombeiros!!!

Abaixo, uma síntese de como funciona  em Minas Gerais.


O CBMMG é organizado com base na hierarquia e disciplina, sob a autoridade superior do governador do estado. A Estrutura Organizacional é departamental divida em: Unidade de Direção Geral, Unidade de Direção Intemediária e Unidade de Execução e Apoio.

Objetivo

Coordenar e executar ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe.

Competências

  • Coordenar e executar as ações de defesa civil, proteção e socorrimento públicos, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio e explosão em locais de sinistro, busca e salvamento;
  • Atender a convocação, à mobilização do Governo Federal, inclusive em caso de guerra externa ou para prevenir grave perturbação da ordem ou ameaça de sua irrupção, subordinando-se à Força Terrestre para emprego em suas atribuições específicas de Corpo de Bombeiros Militar e como participante da defesa interna e territorial;
  • Coordenar a elaboração de normas relativas à segurança das pessoas e dos seus bens contra incêndios e pânico e outras previstas em lei, no Estado;
  • Exercer a polícia judiciária militar, relativamente aos crimes militares praticados por seus integrantes ou contra a instituição Corpo de Bombeiros Militar, nos termos da legislação federal específica;
  • Incentivar a criação de Bombeiros não militares e estipular as normas básicas de funcionamento e de padrão operacional;
  • Exercer a supervisão das atividades dos órgãos e das entidades civis que atuam em sua área de competência;
  • Aprimorar os recursos humanos, melhorar os recursos materiais e buscar novas técnicas e táticas que propiciem segurança à população. 

Curso Básico de Primeiros Socorros


O Corpo de Bombeiros Militar de Minas gerais  oferece à população o curso de primeiros socorros, que permite aos alunos aprenderem técnicas de reanimação, imobilização e estabilização de vítimas em caso de traumas e emergências clínicas. Trata-se de um curso básico de atendimento pré-hospitalar, importante para que a vítima seja conduzida para uma unidade de pronto-socorro com os sinais vitais básicos preservados. O curso é realizado de segunda a sexta-feira, de 19 às 22:30 horas, com duração de duas semanas.

Bombeiro Amigo do Peito


Este projeto, em parceria com os Bancos de Leite Humano (BLH) das Prefeituras Municipais, tem por finalidade efetuar atendimento às mães com problemas relativos à amamentação, incentivar o aleitamento materno na comunidade e coletar o leite de mães doadoras.
O leite humano coletado é transportado para o BLH, onde é pasteurizado, efetuada análise microbiológica e distribuído para crianças hospitalizadas que necessitam de leite materno: crianças de baixo peso, filhos de mães portadoras do vírus HIV, as quais não podem amamentar, crianças que perderam a mãe e outras que precisam deste líquido precioso para viver. O leite materno é reconhecido mundialmente como um poderoso agente de saúde, principalmente para as crianças abaixo de seis meses de vida, reduzindo significativamente as doenças infecciosas, respiratórias, do aparelho gastrintestinal, colaborando com o fim da desnutrição e reduzindo assim os índices de morbidade e mortalidade infantil, o que favorece uma melhor qualidade de vida para as crianças brasileiras.
No desenvolvimento do Projeto, Bombeiros Femininos efetuam a coleta do leite humano nas residências das mães doadoras, numa escala alternada, visitam as mães com problemas relacionados à amamentação, onde fornecem orientações, encaminhando aquelas com maiores problemas ao BLH e captam doadoras, além de trabalharem para o incentivo da amamentação natural.
Unidades/Municípios que executam o projeto
  • 4º Batalhão de Bombeiros - Juiz de Fora
  • 9º Batalhão de Bombeiros - Varginha
  • 1º Pelotão / 3ª Cia / 9º BBM - Pouso Alegre
 

fluxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário