Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012



Os latidos de um cão da raça labrador em apuros despertaram os vizinhos de um prédio na Rua Santa Cecília, em Porto Alegre, nesta manhã. O animal havia caído em um piscina, na cobertura do edifício, e, aparentemente, não tinha forças para sair. Mobilizados, moradores acionaram o Corpo de Bombeiros. Segundo relatos dos vizinhos, os donos do apartamento estariam na praia.



— O animal estava sozinho desde sábado, pelo menos. Ele latiu muito durante toda a manhã, até que conseguimos fazer com que os bombeiros viessem — disse uma moradora, que não quis se identificar.

Primeiro tenente do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, José Augusto Pohlmann, explica como foi a ocorrência:

— Para poder entrar no local, precisávamos ter certeza de que o animal necessitava de ajuda. Falamos com o morador ao lado e, pelo apartamento vizinho, acessamos a cobertura onde estava o cachorro — disse o tenente Pohlmann.

Ele afirmou que não conseguiu contato por telefone com os moradores da cobertura, mas pediu a um vizinho que avisasse o dono do cachorro sobre a situação.

— Deixamos ele amarrado em uma coleira, com água e comida. O animal descansou e parecia estar bem — afirmou o oficial.

O síndico do prédio onde fica a cobertura não quis falar sobre o caso.

O que fazer em casos semelhantes?
Nesta época do ano, aumentam os casos de animais deixados sozinhos em casa, em virtude da ausência dos donos — que saem da cidade em virtude das férias de verão. Mesmo que os donos deixem algum parente ou amigo responsável por tratar o animal, o fato de estar sozinho pode colocá-lo em risco.

Os bombeiros orientam que vizinhos avaliem o caso antes de acionar o 193. Conforme o tenente Pohlmann, o Corpo de Bombeiros só poderá agir em situações em que o animal estiver em perigo.

— Os bombeiros entram em cena apenas para resgates, quando há risco para o bicho. Explicou o tenente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário