Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Luto!


Seis bombeiros morrem em incêndio criminoso no Chile, diz presidente Piñera

Fogo consumiu quase 30 mil hectares em uma empresa florestal ao sul do país


Seis bombeiros morreram e quatro ficaram feridos nesta quinta-feira, quando combatiam um novo incêndio forestal declarado no sul do Chile e de origem criminosa, segundo o presidente Sebastián Piñera.
— Quero expressar minhas condolências às famílias das seis vítimas, que perderam a vida combatendo o fogo no sul de nosso país — disse Piñera ao atualizar os números anteriores, que falavam de cinco mortos e três desaparecidos.
Os bombeiros trabalhavam para a empresa Florestal Mininco, pertencente à companhia CMPC, cujas terras foram afetadas pelas chamas na região de Araucanía, 700 km ao sul de Santiago, vizinha às zonas de Biobío e El Maule, onde o fogo consumiu quase 30 mil hectares, matando um ancião.
Num inesperado pronunciamento no palácio presidencial de La Moneda, Piñera denunciou "a intenção criminosa" desse incêndio.
— Portanto, precisamos combater não apenas o fogo, mas também os criminosos que estão por trás disso — acrescentou o presidente, anunciando, ao mesmo tempo, que o governo perseguirá os responsáveis através da promulgação de uma "lei antiterrorista", que vai endurecer as punições estabelecidas pela legislação em vigor.
O presidente chegou a falar em terrorismo para classificar os incidentes.
— Definitivamente, por trás desta intencionalidade e conduta criminosa que provoca incêndios de forma simultânea e deliberada estão escondidos comportamentos de natureza terrorista — assinalou.
Em comunicado, a Florestal Mininco denunciou, também, a intencionalidade de um fogo que começou com 50 focos simultâneos. Os bombeiros mortos eram considerados experientes e pertenciam a uma brigada composta por 10 pessoas, acrescentou a empresa.
— De repente, o fogo os envolveu devido ao vento que soprava com força; chegaram a ficar juntos uns dos outros e as chamas os encobriram — relatou Miguel Mellado, governador da província de Cautín, a 700 km ao sul de Santiago.
Pedro Vera, prefeito de Carahue, a comunidade onde fica a empresa forestal, explicou que as chamas começaram sábado em outro setor e se expandiram com rapidez.
Outro incêndio afetou também, nesta semana, o parque nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena, a 3.000 km ao sul de Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário