Todos os colegas que já trabalharam na assessoria de análises técnicas, popularmente conhecida como AAT, alguma vez já se depararam com as seguintes frases: "Isso nunca aconteceu aqui!"; "Não sei pra quê tanta exigencia se isso nunca acontece!" Ou pior ainda: "Com tantas exigências eu vou acabar demitindo os funcionários." Esta ultima em tom de ameaça.
Pois o que quero explanar aqui é a falta de consciência preventiva por parte da grande maioria de nossa população. Cada dia é mais frequente nos noticiários noticias que nos entristecem e nos deixam de certa forma espantados com tamanho descaso. São informações sobre acidentes ora domésticos, ora comerciais, ora industriais que poderiam ser evitados se regras básicas de prevenção tivessem sido adotadas.
A aproximadamente duas semanas, uma explosão no Rio de Janeiro deixou 3 mortos e 17 feridos e virou capa dos periódicos e revistas do país inteiro. Antes disso, uma explosão causada pelo vazamento de um botijão de gás em uma das lancherias no Estadio Couto Pereira, em Curitiba, fez-me remeter os pensamentos as antigas inspeções feitas em um estadio de futebol aqui na cidade de Pelotas, cujas condições de armazenagem dos cilindros de GLP eram as mesmas identificadas no estádio paranaense após o acidente.
Foto mostra parte lateral da arquibancada (em verde) danificada no estádio Couto Pereira. Um botijão de gás explodiu dentro da lanchonete que fica no local. (Foto: Juliano Mion/ RPCTV) |
Agora, mais um acidente com o mesmo material, de grande valia em nossas atividades diárias , mas que como toda substância armazenada sob pressão, expira cuidados especiais. Uma explosão provocada pelo vazamento de gás de cozinha de três botijões destruiu parcialmente a casa onde eles eram armazenados, danificou dois carros que estavam na garagem e também deixou feridas duas pessoas dentro do imóvel em Santo André, no ABC, no início da manhã desta quinta-feira (27). Duas casas vizinhas e outros veículos também ficaram danificados no acidente.Uma adolescente de 13 anos e uma idosa de 61 anos foram levadas com queimaduras graves para o Hospital Santa Casa e o Pronto-socorro Bangu, respectivamente. “Suspeitamos que foi um vazamento de gás e, consequentemente, uma explosão. Ocorreu por volta das 6h”, disse o delegado Roberto Vonhaydin Júnior, do 2º Distrito Policial, onde o caso será registrado.
Explosão por vazamento de gás em casa no ABC (Foto Polícia Civil) |
A Polícia Militar foi até o local. A Polícia Civil vai investigar as causas da explosão. Para isso, peritos da Polícia Técnico Científica deverão tentar levantar provas que possam ajudar a esclarecer como ocorreu o vazamento e a explosão.
É preciso saber que estamos caminhando em caminho inverso ao da prevenção, pois ao invés de diminuirem estas fatalidades, elas só aumentam, seja por conta da precariedade na fiscalização, seja pela falta de conscientização ou simplesmente pelo descaso do poder estatal.
Por este motivo, nós da ABOMPEL procuraremos fazer nossa parte , levando até a população informações que possam ajudar a evitar este tipo de acontecimento.
- Sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento;
- Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões, etc.);
- Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m);
- Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha distância mínima de 1,50m). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais. Assim, qualquer chama ou faísca poderá provocar uma explosão no ambiente;
- De preferência, o botijão deve ficar do lado de fora da cozinha em local arejado e protegido do tempo.
- É importante que você tenha certeza de que está comprando gás de uma companhia comprometida com qualidade e segurança. Confira se a marca estampada no botijão é a mesma do lacre e consta na etiqueta do mesmo.
- No momento da compra, esteja atento pois todo botijão de companhias idôneas deve trazer lacre exclusivo e inviolável com a marca sobre a válvula.
- Para sua segurança você deve:
Lacre deve estar inviolado |
• recusar botijões sem lacre, com o lacre sem marca ou com o lacre violado (lacre quebrado ou solto);
• recusar botijões amassados ou enferrujados;
• verificar se o botijão possui folheto de instruções para manuseio do produto;
• verificar se o botijão possui a marca estampada em relevo;
• comprar somente de revendedores autorizados e identificados;
• se a compra for feita diretamente de veículo, verificar o padrão visual da marca da empresa fornecedora, identificando o funcionário por intermédio do crachá e anotando a placa do veículo para usar esses dados em caso de uma eventual reclamação.
• Não compre GLP em pontos de venda informais ou clandestinos.
3. QUANDO O GÁS ACABA.
Quando a alimentação dos queimadores do fogão estiver insuficiente, provavelmente o gás acabou:
- Não tente forçar a saída de gás.
- Nunca vire ou deite o botijão (se ainda existir algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida, o que anula a função do regulador de pressão, podendo provocar graves acidentes, assim como, entupir com impurezas o regulador, a mangueira e o fogão).
- Nunca aqueça o botijão.
4. TROCANDO O BOTIJÃO.
- Antes de trocar o botijão, certifique-se de que todos os botões dos queimadores estão desligados.
- Jamais efetue a troca do botijão na presença de chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de calor.
- Evite “rolar” o botijão. Transporte-o sempre na posição vertical.
- Retire o lacre de segurança do botijão levantando a própria aba do anel externo e gire-a no sentido anti-horário até o disco central sair completamente.
- Retire o regulador do botijão vazio e, em seguida, encaixe e rosqueie-o sobre a válvula do botijão cheio
- Use apenas as mãos. NÃO utilize ferramentas como martelo ou alicate.
- Ao trocar o botijão, examine as condições da mangueira e do regulador (registro), verificando sempre o prazo de validade.
- Após instalar, faça o teste de vazamento, passando espuma de sabão ao redor da conexão válvula / regulador. Caso surjam bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, deixe o botijão em lugar bem ventilado e chame a empresa distribuidora.
- Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.
Fonte: http://www.liquigas.com.br
Em breve novas postagens sobre o tema.
Òtimas informações meu caro. o conhecimento é a maior arma contra o acidente. É bom lembrar que o gás GLP em altas concentrações pode matar. Importante se o botijão fica dentro de casa, por falta de espaço na rua ou outros inconvenientes, é bom fechar o registro de segurança, evitando assim, vazamentos noturnos que podem ser letais. abração
ResponderExcluir