Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nunca acontece...

Quem trabalhou na AAT ou em inspeções na área de prevenção pelo Rio Grande afora, se não escutou, certamente, um dia ouvirá a famosa frase: "isso nunca acontecerá aqui..."  Pois é. Caros leitores, já ouvimos uma centena de frases muito parecidas com essa e após um acontecimento como esses fica a pergunta: 
E quando acontecer o que fazer? Leia a reportagem abaixo e descubra pelo menos o que não fazer quando o sinistro envolver combustível líquido. 

Caminhão explode e provoca incêndio em distribuidora de combustível em Canoas

Testemunhas relataram que duas explosões foram ouvidas

Atualizada às 10h52min
Uma explosão provocou um incêndio no limite entre Canoas e Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, por volta das 9h desta quarta-feira. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o fogo foi provocado por um caminhão que explodiu junto à base de abastecimento da distribuidora Ipiranga, ao lado da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), enquanto estava sendo carregado de gasolina.

Pelo menos cinco pessoas teriam ficado feridas. Um motorista que estava no pátio da distribuidora, a cerca de 40 metros do local do incêndio, conta que ouviu duas explosões.

— Deu um estouro, parecia uma bomba, e já veio fogo atrás. Era uma labareda muito alta, uma coisa horrível, estava muito assustador. Dali a dez minutos deu mais uma explosão — relatou Jair Guimarães, 51 anos.

Ele disse ainda que pessoas que estavam próximas agiram rápido, com medo que o acidente ganhasse proporções maiores.

Começaram a jogar água, mas conforme a água ia chegando na gasolina o fogo ia se espalhando e ia dando mais medo. A gente estava em pânico. O medo que dá na gente é muito grande, porque ali tem combustível pra todo o lado. Estava cheio de caminhões esperando para carregar. Tinha um na base e mais uma fila atrás.

O Corpo de Bombeiros de Esteio também foi acionado para dar apoio no atendimento da ocorrência.
ZERO HORA

3 comentários:

  1. quem será o brigadista de incêndio???

    ResponderExcluir
  2. Alem do fato de que as empresas e as pessoas não querem nem saber de cumprir legislações, dessa tal de prevenção e de discuti-la em uma sala de aula ou campo de treinamento, a BM acabou com o Brigadista com a tal da pretensiosa e mal aplicada Res. Téc. 014. Sei que no caso da Ipiranga, é exigido por normas próprias e externas, a Brigada de Incêndio, e aconteceu isso... imaginem então se ela tivesse funcionarios treinados apenas com TPCI.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir