Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pode tirar a camiseta vermelha do armário Bombeiro dos pampas!

Já é um sinal de mudanças! Governador Tarso mandará revogar medida (estúpida) que proibia o uso do uniforme!


Estado vai realizar concurso para Brigada Militar e Bombeiros
GABRIELA DI BELLA/JC
Seiscentos dos dois mil novos soldados devem reforçar efetivo
Seiscentos dos dois mil novos soldados devem reforçar efetivo
governador Tarso Genro anunciou nesta quinta-feira que será aberto um concurso público para a contratação de dois mil policiais militares. Deste total, 600 deverão ser destinado para reforçar o efetivo do Corpo de Bombeiros. O anúncio foi feito na primeira edição do Governador Responde, iniciativa que faz parte do Gabinete Digital do governo.

Tarso respondeu em vídeo à pergunta "Qual é a posição do governo do Estado com relação à separação dos Bombeiros da Brigada Militar, criando assim o Corpo de Bombeiros Militar?", que foi a mais votada no site do Gabinete Digital (www.gabinetedigital.rs.gov.br).

"Essa questão da autonomia nós temos de elaborar tecnicamente e discutir como vai ser feito, qual é o processo e qual o significado dessa autonomia. Pode significar uma autonomia administrativa, para valorizar os bombeiros, para investir, para qualificar e ter um quadro funcional estável na corporação ou pode significar a separação dos bombeiros da corporação da Brigada Militar, o que implica questões de natureza constitucional do nosso Estado", afirmou o governador. Conforme Tarso, um grupo de trabalho será criado para debater a questão.

A elaboração do edital e os prazos para implementação do concurso público estarão a cargo da Secretaria de Segurança e do comando da Brigada Militar. "Os bombeiros nunca foram devidamente valorizados na sua especificidade. São pessoas que têm um alto risco de exposição e devem ter uma atenção especial da corporação e do governo para melhorar as suas condições de trabalho e para valorizar essa profissão", destacou Tarso.

O governador ainda informou que encaminhará a revogação da norma que proibiu o uso da tradicional camisa vermelha como uniforme dos Bombeiros. "É uma tradição em todo o País. Esse uniforme dava uma identidade para a corporação e a categoria se sentia valorizada por estar integrada a uma rede mundial de identificação do Corpo de Bombeiros", destacou.

Em sua manifestação, Tarso garantiu que no máximo em 15 dias a representação dos Bombeiros, através da Associação dos Bombeiros do Estado (Abergs), será convocada para fazer parte do grupo de trabalho, que, segundo o governador, será permanente. De acordo com o coordenador geral da Abergs, soldado Ubirajara Pereira Ramos, a manifestação do governador foi vista com bons olhos pela categoria. "Nossa luta é pela desvinculação da Brigada. Isso está previsto na Constituição Federal desde 1988. Nunca se teve no Estado uma postura de um governador dizendo que o tema está em pauta. Isso é um grande passo", enfatiza.
Segundo ele, a grande maioria da corporação, composta por cerca de 2,4 mil soldados, deseja a independência do Corpo de Bombeiros em relação à BM. "Queremos ser chamados de bombeiros e não de policiais", diz. De acordo com Ramos, 400 municípios do Estado não contam com quartel da corporação. A expectativa da Abergs é de que, até 2012, a separação já tenha ocorrido  

Um comentário:

  1. Aproveitando essa novidade convido vocês a assistirem o ENTRE NÓS do dia 17 de março que tratou sobre esse assunto com a ABOMPEL. Vale a penar assistir ao programa e ouvir com atenção o que o pres. da associação dos bombeiros de Pelotas Boldt jr., o vereador Diaroni dos Santos que propôs audiência pública na Câmara de Pelotas falaram há 3 meses. http://www.videolog.tv/video.php?id=634994

    ResponderExcluir