Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

domingo, 12 de junho de 2011

População vai às ruas em apoio aos bombeiros

População vai às ruas em apoio aos bombeiros

Uma passeata organizada pelos bombeiros do Rio de Janeiro começou por volta das 10h da manhã na orla de Copacabana, e conta com a participação de professores em greve, policiais militares de folga, artistas e população, que veste roupas vermelhas e faz buzinaços pelas ruas do bairro. Além de moradores ada Zona Sul, há também a presença de pessoas de outras regiões da cidade, e a té de outros municípios.

Em homenagem aos bombeiros presos após aquartelamento na unidade central da corporação semana passada, e que foram libertados na madrugada de sábado, 439 balões de gás serão soltos durante a manifestação, que ocore de forma pacífica.

Dois bombeiros argentinos também estão presentes à passeata, e exibiram seus contracheques, que mostram o salário base de cerca de R$ 1.500, superior ao dos colegas fluminenses.


Tapete vermelho dos bombeiros é estendido na Avenida Atlântica
O deputado estadual Fernando Molon (PT-RJ), autor da medida que pede anistia aos 439 presos, acusados pelo Ministério Público de diversos crimes, disse que há possibilidade de a anistia ser votada na Alerj einda nesta semana.

Um comentário:

  1. Os bombeiros assim como qualquer categoria têm o direito de pedir melhoria salarial, ocorre que por servirem junto com a PM, sob regime militar, lhes é vetado o direto à greve. Nos últimos dias o que tenho visto no Rio é um circo. Uma categoria que vem sendo “doutrinada” por políticos faz meses, chega ao ponto de rasgar sua lei militar, invadir um quartel, ocupar e inutilizar viaturas.
    Ora, isso é inadmissível em um estado de direito. Imaginemos se médicos decidem fazer greve, invadir hospitais, furar pneu das ambulâncias e trancar as portas; E se um dia policiais em greve ocuparem os presídios e ameaçarem soltar os presos? Não obstante, teríamos ainda a possibilidade de Soldados do exército em greve, colocarem tanques para obstruir vias. Pergunto: Onde a sociedade vai parar? É esse o precedente que a sociedade deseja abrir com os bombeiros?
    Para que não corramos esse risco há uma legislação militar que rege as FFA, Bombeiros e a PM. Independente de qualquer pleito salarial, ela tem de ser respeitada. No momento em que a sociedade permitir que essa lei seja ignorada, estará pondo em risco sua própria ordem.

    ResponderExcluir