Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Estamos ou não estamos em dificuldades???

Incêndio destrói depósito de sucata em Pelotas nesta quarta-feira

 

 Bombeiros tiveram dificuldade de conter o fogo por falta de hidrantes próximos

Sancler Ebert | sancler.ebert@zerohora.com.br
Um incêndio destruiu um depósito de sucata na rua Onze, no bairro Bom Jesus em Pelotas no início da tarde de hoje. A demora no abastecimento de água para conter o fogo pelos bombeiros foi apontado por moradores como agravador no incêndio.

Segundo testemunhas, o fogo começou às 12h25 e os bombeiros foram acionados em seguida. Eles teriam levado 20 minutos para chegar ao local, mas por falta de água, 15 minutos depois foram à procura de hidrantes para abastecer o caminhão. Retornaram 45 minutos depois.

— É uma vergonha, estou indignado. Pago os meus impostos e agora não teve nem água para apagar o incêndio. Perdi tudo — lamentou o dono do estabelecimento Valdenir Larroque, 55 anos.

Ele calcula cerca de R$50 mil em prejuízo na perda de materiais, máquinas hidráulicas, prensas e balanças. O local fica a menos de 200 metros da caixa d'água que abastece a zona oeste da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incidente teria iniciado após um curto circuito na rede elétrica do local.

Ainda conforme os Bombeiros, a demora para controlar as chamas aconteceu devido à falta de hidrantes em funcionamento próximos ao local. Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Ubiratan Anselmo, a concessionária de energia teria desligado o sistema da região o que impediu que a água fosse bombeada para os hidrantes.

Sobre o fato do Corpo de Bombeiros possuir cinco viaturas e três delas estarem em conserto, o capitão Sandro da Cunha Eusébio, explicou que uma das viaturas deve ser liberada ainda esta semana, que outra foi para reforma, mas está quase pronta e a terceira, que é de 1969, não sai do conserto porque encontra dificuldades na busca por peças antigas. Ainda segundo ele, o outro caminhão em funcionamenro atendia uma ocorrência no interior.

Fonte: 
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3226696.xml
Opinião: 
A culpa nessas horas é de ninguém. O que precisamos é parar de inventar desculpas e criarmos vergonha na cara! A população está por um fio com esse grupinho que administra sem administrar as coisas que ela, população, mantém através do suado trabalho. Mais uma família de Pelotas sofre por causa do descaso e da omissão dos agentes públicos. É Sanep, CEEE, Bombeiro, cada um com uma desculpa pronta e acabada. Devemos também dividir um pouco desses acontecimentos com o próprio cidadão, o proprietário do estabelecimento. Será que lá possuia alvará de incêndio? Por acaso tinha algum equipamento de proteção no local, por exemplo, um extintor de incêndio?
Já passou da hora de inventarmos desculpas pra tudo e buscarmos com a consciência da missão que cabe a cada um, cumprirmos o nosso papel com determinação e boa vontade. 
             

3 comentários:

  1. É, talvez essa seja mais uma daquelas situações que devemos sentar e lamentar... também pudera, não fizemos nada para mudar ... será que agora conseguiremos convencer o poder publico de que esta mais do que na hora de mudar esta situação... O Município de Pelotas não merece essa precariedade!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que isto esteja acontecendo, mas ás vezes é preciso que os acontecimentos saltem aos olhos para que iniciativas e melhoras sejam tomadas!

    ResponderExcluir
  3. é uma pena que esta seja apenas mais uma exibição do retrato da nossa sociedade, a imagem do descaso. será preciso uma grande tragédia, cheia de vítimas para os responsáveis prestarem atenção e tomarem alguma atitude? num mundo imerso no sensacionalismo, as notícias e fatos deixam de ser prioridade muito rápido.

    ResponderExcluir