Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

sábado, 19 de maio de 2012



Simulação de acidente mobiliza 200 pessoas no aeroporto Salgado Filho, na Capital


Uma simulação de acidente aéreo mobilizou cerca de 200 pessoas na tarde desta sexta-feira no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O chamado Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac) é realizado anualmente e busca avaliar o plano de emergências do aeroporto, as medidas de salvamento e resgate disponíveis e o tempo de resposta das instituições envolvidas, como Samu, EPTC, Brigada Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, entre outras. 


O exercício simulou um acidente ocorrido às 15h, com uma aeronave com 40 pessoas a bordo, — 37 passageiros e três tripulantes. Depois de tocar o solo em grande velocidade, o piloto perde o controle do avião, que sai da pista e pega fogo. O trabalho contou também com a participação do corpo de voluntários de emergências do aeroporto e todos os atendimentos realizados durante a simulação foram em tempo real.
As equipes do Samu, por exemplo, foram acionadas às 15h12min e chegaram ao aeroporto às 15h16min. A primeira ambulância chegou à cena do acidente às 15h18mins. A ação do Samu no local, incluindo atendimento, triagem e retirada de todas as vítimas levou 40min47s. 


O Samu também acionou a sala de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo médicos, telefonistas e radio-operadores. As vítimas foram encaminhadas ao hospitais de Pronto-Socorro (HPS) e ao Cristo Redentor, referências no atendimento a traumas na Capital.
Outros serviços de emergência também participaram da atividade, entre eles Ecco-Salva, Urgente, Anjos do Asfalto, Hospital da Aeronáutica de Canoas e Samu Metropolitano, Base de Canoas.
Fonte: Zero horaFoto: Jefferson Botega, Agência RBS

Pelo Blog: Em Pelotas NÃO EXISTE plano de emergência, mesmo estando na iminência de receber vôos interestaduais e até internacionais, nada foi providenciado nesse sentido, pois a cada exercício simulado pelas forças de segurança pública se constata que nossa estrutura não suporta um grande evento catastrófico. será que teremos que aprender do pior jeito??  






Nenhum comentário:

Postar um comentário