Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Mais de 60 pessoas morreram nesta sexta-feira em um grande incêndio em um hospital de Calcutá, leste da Índia, informou a governadora do estado de Bengala Ocidental, Mamata Banerjee. Muitas vítimas são pacientes do hospital privado AMRI, que ficaram presos em meio às chamas e foram asfixiados pela fumaça.

Mamata Banerjee afirmou aos jornalistas que 41 corpos foram transportados para um necrotério improvisado em um hospital anexo.
— Outros 20 cadáveres foram deixados no hospital — completou. Banerjee prometeu iniciar uma investigação e garantiu que o centro médico adotará medidas, caso seja comprovado que as normas de segurança e prevenção de incêndios não foram respeitadas.
— Levamos 50 pacientes para um hospital anexo. A situação é espantosa — afirmou o comandante dos bombeiros Gopal Bhattacharya.

Ao que tudo indica, o fogo começou no subsolo do hospital durante a madrugada, mas a causa ainda não foi determinada.


Opinião dos blogueiros:

Agora, vamos trazer essa triste situação para a nossa cidade. Como anda a prevenção de incêndio dos hospitais de Pelotas??? É bem verdade que a preocupação surge quando ocorrem tragédias como essa na Índia, mas, em se tratando de prevenção, parece que é assim mesmo que a banda toca. Quando a pimenta arde no olho do outro é triste, mas ainda bem que não é comigo, não é mesmo?E quando é conosco???  Tá na hora de as autoridades com A maiúsculo, investigarem a REAL situação de (in) segurança que se encontram as nossas casas de saúde. Depois que ocorrer a tragédia, a correria será a seguinte:  O MinistérioPúblico irá correndo perguntar para o bombeiro se o prédio possuia alvará de prevenção de incêndios. Por sua vez, o bombeiro irá correr para ver a situação do projeto de prevenção, e quando a resposta for positiva, - sim, o Hospital possui plano de prevenção contra incêndio,  o "alivio" será de todos: Simmm, existia o chamado PPCI e estava em "Dia", porém o proprietário deveria ter adequado a central de gás irregular, a caldeira (que explodiu) e portanto, a culpa é dele, Srº Judiciário!!!!
Enquanto isso, mais de 100 famílias na "Índia" choram a desgraça divina. Claro, isso foi coisa de Deus! Pimenta nos olhos dos outros....             


d

2 comentários:

  1. Muito bem lembrado. Na hora que acontece uma tragédia todo mundo quer tirar o corpo fora e ninguém aparece para assumir a responsabilidade. O mais vergonhoso é que a lei que instituiu a prevenção de incêndio é estadual e boa parte dos imóveis do Estado não estão com o álvará em dia. Querem cobrar do particular mas não dão o exemplo, e nessa situação podemos enquadrar nossos hospitais que são uma verdadeira bomba relógio prestes a explodir e se acham que é exagero meu, por favor me apontem um único hospital público no Estado que esteja com a prevenção de incêndio em dia.

    http://braatzprevencao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É facil colocar a culpa em alguem depois que acontece as desgraças... ou se "esconder" atrás de uma tal fatalidade, como se isso fosse trazer as pessoas de volta, como se fosse devolver o sonho as pessoas que interromperam suas vidas por causa da NEGLIGENCIA do estado!!! isso deveria ser responsabilidade dos Gestores, em todos os niveis... pois a lei existe... só não e cumprida por INCOMPETENCIA do poder público...
    Vai custar algumas vidas, isso é regra, sempre morre alguem... mas... o Brasileiro tem memoria volátil ... se horroriza com o fato, mas daqui a pouco ja volta tudo ao normal ... e segue o "jogo".

    ResponderExcluir