Atenção

O Blog da ABOMPEL é um espaço para ser utilizado de forma consciente, responsável e democrática.

sábado, 4 de junho de 2011

Inpiração II

03/06/2011 - 22h01

Bombeiros invadem quartel no Rio

Publicidade
LUIZA SOUTO
DO RIO
Atualizado às 23h14.
Cerca de mil bombeiros invadiram no início da noite desta sexta-feira o Quartel Central dos Bombeiros, no centro do Rio, e reivindicam a presença do comandante geral.
Bombeiros e PMs protestam em frente à Assembleia do Rio
Luiza Souto/Folhapress
Pátio do quartel central é ocupado por bombeiros no Rio
Pátio do quartel central é ocupado por bombeiros no Rio
O local foi cercado por carros e policiais dos batalhões de Choque e Cavalaria da Polícia Militar, que impedem a passagem de carros e pedestres. O trânsito do local foi desviado.
O governo do Estado informou que todos os invasores serão presos. O clima é bastante tenso. Há a expectativa de que os policias militares invadam o quartel da PM.
O porta-voz dos bombeiros que invadiram o quartel disse que os militares ficarão no local até serem atendidos. Segundo o cabo Benevenuto Daciolo, eles estariam sendo ameaçados de prisão.
"Já estão dizendo que a polícia vai entrar e dar o primeiro tiro, mas nosso movimento é de paz. Queremos apenas um salário digno", disse Benevenuto.
No ato da invasão, no início da noite desta sexta, o comandante geral do Batalhão de Choque da PM teria se ferido, mas a informação não foi confirmada. Segundo o cabo, se houve confusão ela não partiu dos manifestantes.
"Nós pedimos para entrar, mas proibiram, então quebramos o cadeado", disse um outro cabo, que não quis se identificar.
No local, familiares dos bombeiros, incluindo crianças, acompanham os manifestantes.
Há cerca de um mês os bombeiros estão em campanha salarial. Eles reivindicam aumento salarial de R$ 950 para R$ 2000, além de melhorias em suas condições de trabalho.
À tarde os manifestantes haviam se reunido e feito um protesto em frente à Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), no centro do Rio.
Ônibus com bombeiros de várias cidades chegaram ao longo da tarde, aumentando o número de manifestantes. Por volta das 18h o grupo saiu em caminhada pelas ruas do centro, até chegar ao quartel central.
Lá, os manifestantes abriram os portões de ferro e entraram, ocupando o pátio interno da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário